Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18845
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título: | O livro didático de língua inglesa sob a luz dos letramentos digitais e a BNCC |
Autor(es): | Garcez, Karoline Gandolpho Santos, Iane da Silva |
Data do documento: | Out-2023 |
Resumo: | As tecnologias digitais estão sendo muito utilizadas nas salas de aulas e já representam práticas comuns em diversas localidades do mundo. Neste artigo, busca-se investigar a forma como os letramentos digitais são trazidos dentro dos livros didáticos de língua inglesa, a partir das discussões sobre esse mesmo tema na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que promove as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). Se utilizando deste momento histórico e do documento mais recente da educação, serão analisados os impactos das tecnologias no planejamento de aulas seguindo duas coleções de livros didáticos de língua inglesa, do 6º ao 9º ano, que são utilizados como material didático de uma escola pública e de uma instituição privada de Aracaju-SE. Nesta análise, serão observados se há nesses materiais, possibilidades e/ou indicações para utilizar as tecnologias digitais com intuito pedagógico, que possam colaborar com o ensino-aprendizagem da língua inglesa. Se utilizando de estudiosos como Dudeney (2016), Lankshear (2008; 2015), Lorenzo (2013) e Zacchi (2015), ao observar o livro didático, percebe-se, como resultados parciais, que esses materiais possibilitam diferentes possibilidades do uso das tecnologias digitais, mesmo que em alguns momentos sejam necessárias intervenções do docente para que essas atividades sejam mais eficazes, embora essas digam seguir as diretrizes da cultura digital da BNCC. |
Palavras-chave: | Letramento digital Língua inglesa Livro didático |
ISSN: | 2236-2061 |
Parte de : | Anais Eletrônicos do VII Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa (VII SEFELI), v. 7, 2023 |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | LINC/UFS |
Citação: | GARCEZ, K. G.; SANTOS, I. S. O livro didático de língua inglesa sob a luz dos letramentos digitais e a BNCC. In: SEMINÁRIO FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 7., 2023, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2023. p. 117-129. |
Licença: | Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0 DEED). Disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/ . |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18845 |
Aparece nas coleções: | VII Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LivroDidaticoLetramentosDigitaisBNCC.pdf | 1,06 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.