Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18854
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantana, Deiviane de Jesus-
dc.date.accessioned2024-01-05T12:59:39Z-
dc.date.available2024-01-05T12:59:39Z-
dc.date.issued2023-10-
dc.identifier.citationSANTANA, D. J. Análise dos fatores de relevância para professores em formação no Programa Residência Pedagógica: uma abordagem linguística de corpus na Universidade Federal de Sergipe. In: SEMINÁRIO FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 7., 2023, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2023. p. 33-40.pt_BR
dc.identifier.issn2236-2061-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18854-
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofAnais Eletrônicos do VII Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa (VII SEFELI), v. 7, 2023pt_BR
dc.subjectPrograma Residência Pedagógicapor
dc.subjectLinguística de corpuspor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.titleAnálise dos fatores de relevância para professores em formação no Programa Residência Pedagógica: uma abordagem linguística de corpus na Universidade Federal de Sergipept_BR
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo apresentar os resultados de uma análise sintático-semântica de relatos de experiência produzidos por estudantes dos cursos de Letras Português-Inglês e Letras Inglês da Universidade Federal de Sergipe - UFS. Investigamos quais os fatores de maior relevância para esses professores em formação inicial, e cuja produção resultou de sua atuação junto ao Programa Residência Pedagógica entre os anos de 2020 a 2022. Por meio de softwares especializados em exploração de dados corpora, analisamos o posicionamento dos autores dos textos em relação às primeiras experiências e ao programa, a eficácia das práticas pedagógicas e dos conteúdos e teorias estudados na Universidade quando implementados na prática, em salas de aula. Como aporte teórico, além da abordagem da Linguística de Corpus, utilizamos Sardinha (2004) entre outros. Os resultados mostraram que, embora as experiências tenham sido vivenciadas por diferentes residentes, em contato com alunos distintos, e em escolas diversas, essas se repetem, revelando a eficácia e importância do programa na esfera discente/professor em formação e alunos/estudantes da rede pública de ensino. Conclui-se, portanto, que o Programa Residência Pedagógica tem alcançado bons resultados não somente para a formação acadêmica dos discentes em formação inicial, mas também para as escolas que os acolhem, seus estudantes e professores e professores em formação continuada.pt_BR
dc.publisher.initialsLINC/UFSpt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece nas coleções:VII Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FatoresProgramaResidenciaPedagogica.pdf803,66 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.