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dc.contributor.authorGomes, Carlos Magno-
dc.date.accessioned2017-01-31T14:11:47Z-
dc.date.available2017-01-31T14:11:47Z-
dc.date.issued2015-12-
dc.identifier.citationGOMES, C. M. Violência de gênero: estratégias para a formação do leitor. Revista Língua & Literatura, Frederico Westphalen, v. 17, n. 30, dez. 2015. Disponível em: <http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1958>. Acesso em: 31 jan. 2017.pt_BR
dc.identifier.issn1984-381X-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/1885-
dc.description.abstractEste artigo apresenta uma estratégia de ensino de literatura a partir dos estudos de gênero, com a finalidade de ampliar o horizonte de expectativa do leitor, debatendo sobre a violência contra a mulher. Como corpus, sugerimos uma releitura de contos contemporâneos de Lygia Fagundes Telles, Nélida Piñon e Marina Colasanti. Para tanto, exploramos as especificidades da leitura literária e da formação do leitor, levando em conta as questões ideológicas e culturais que envolvem a representação de gênero. Entre os conceitos explorados, destacamos as concepções de ensino de literatura, de Annie Rouxel; de leitor colaborador, de Umberto Eco; e particularidades da violência de gênero, de Lia Zanotta Machado. Esse modelo de leitura rompe com interpretações patriarcais da violência de gênero, abrindo espaço para refletirmos sobre o quanto as agressões físicas e psicológicas são construídas por referências desrespeitosas ao direito da mulher e para ouvirmos o grito feminino presente no texto literário._________________________________________________________________________________________ ABSTRACT: This article presents a strategy of literature teaching based on gender studies; it debates violence against women in order to expand the reader’s horizon of expectation. We suggest a reinterpretation of contemporary short stories by Lygia Fagundes Telles, Nelida Piñon and Marina Colasanti. To that end, we explore the specificities of literary reading and reader formation, considering the ideological and cultural issues involving gender representation. Among the concepts explored, we highlight Annie Rouxel´s concept of literature teaching, the notion of cooperative reader, proposed by Umberto Eco, and the characteristics of gender violence enrolled by Lia Zanotta Machado. This reading proposal breaks with patriarchal interpretations of gender violence, leaving space for the reader to hear women screams in the literary text and to reflect about how physical and psychological aggressions are built by disrespectful references to women rights.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherDepartamento de Linguística, Letras e Artes da URI/Frederico Westphalenpt_BR
dc.subjectLeitura e estudos de gêneropt_BR
dc.subjectRecepçãopt_BR
dc.subjectLeitor colaborativopt_BR
dc.subjectReading and gender studiespt_BR
dc.subjectReceptionpt_BR
dc.subjectCooperative readerpt_BR
dc.titleViolência de gênero: estratégias para a formação do leitorpt_BR
dc.title.alternativeGender violence: strategies for reader formationpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptadapt_BR
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