Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18867
Tipo de Documento: Monografia
Título: Tecnologias educativas utilizadas no ensino da assistência de enfermagem ao parto e nascimento: uma revisão integrativa
Autor(es): Sampaio, Arthur Machado
Santos, Raphael Leonardo Costa
Data do documento: 2023
Orientador: Bernardo, Elizian Braga Rodrigues
Resumo: Nessa revisão é abordada a importância da utilização de tecnologias educativas no trabalho de parto e no parto em si, por estudantes e profissionais da área de enfermagem, além das próprias gestantes ou puérperas. Tem como objetivo identificar e sintetizar evidências científicas sobre o uso das tecnologias educativas e tem como marco temporal a publicação da Organização Mundial da Saúde de 2018 que destaca a importância do parto humanizado como um componente fundamental da atenção à saúde materna e neonatal. Foram selecionados 7 artigos publicados entre 2018 e 2023. Entre algumas tecnologias utilizadas, podemos citar podcasts, hipermídias, cartilhas, vídeos e fotos. Os resultados desta revisão indicam que as tecnologias são uma ferramenta promissora para o ensino e prática da enfermagem, no entanto são necessários mais estudos para avaliar a efetividade das tecnologias em diferentes contextos de ensino e aprendizagem.
Abstract: This review addresses the importance of using educational technologies in labor and delivery itself, by students and nursing professionals, in addition to pregnant or postpartum women themselves. Its objective is to identify and synthesize scientific evidence on the use of educational technologies and its time frame is the 2018 World Health Organization publication that highlights the importance of humanized birth as a fundamental component of maternal and neonatal health care 7 articles published between 2018 and 2023 were selected. Among some technologies used, we can mention podcasts, hypermedia, booklets, videos and photos. The results of this review indicate that technologies are a promising tool for nursing teaching and practice, however, more studies are needed to evaluate the effectiveness of technologies in different teaching and learning contexts.
Palavras-chave: Parto humanizado
Instrumentos para a gestão da atividade científica
Ensino
Avaliação de eficácia-efetividade de intervenções
Avaliação em enfermagem
Humanized birth
Instruments for the management of scientific activity
Teaching
Evaluation of efficacy-effectiveness of interventions
Nursing assessment
área CNPQ: CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM OBSTETRICA
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DEN - Departamento de Enfermagem – Aracaju - Presencial
Citação: SAMPAIO, Arthur Machado; SANTOS, Raphael Leonardo Costa. Tecnologias educativas utilizadas no ensino da assistência de enfermagem ao parto e nascimento: uma revisão integrativa. 2023. 35f. Monografia (Graduação em Enfermagem) - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Departamento de Enfermagem, Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, 2023.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18867
Aparece nas coleções:Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arthur_Machado_Sampaio_e_Raphael_Leonardo_Costa_Santos.pdf417,28 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.