Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18867
Tipo de Documento: | Monografia |
Título: | Tecnologias educativas utilizadas no ensino da assistência de enfermagem ao parto e nascimento: uma revisão integrativa |
Autor(es): | Sampaio, Arthur Machado Santos, Raphael Leonardo Costa |
Data do documento: | 2023 |
Orientador: | Bernardo, Elizian Braga Rodrigues |
Resumo: | Nessa revisão é abordada a importância da utilização de tecnologias educativas no trabalho de parto e no parto em si, por estudantes e profissionais da área de enfermagem, além das próprias gestantes ou puérperas. Tem como objetivo identificar e sintetizar evidências científicas sobre o uso das tecnologias educativas e tem como marco temporal a publicação da Organização Mundial da Saúde de 2018 que destaca a importância do parto humanizado como um componente fundamental da atenção à saúde materna e neonatal. Foram selecionados 7 artigos publicados entre 2018 e 2023. Entre algumas tecnologias utilizadas, podemos citar podcasts, hipermídias, cartilhas, vídeos e fotos. Os resultados desta revisão indicam que as tecnologias são uma ferramenta promissora para o ensino e prática da enfermagem, no entanto são necessários mais estudos para avaliar a efetividade das tecnologias em diferentes contextos de ensino e aprendizagem. |
Abstract: | This review addresses the importance of using educational technologies in labor and delivery itself, by students and nursing professionals, in addition to pregnant or postpartum women themselves. Its objective is to identify and synthesize scientific evidence on the use of educational technologies and its time frame is the 2018 World Health Organization publication that highlights the importance of humanized birth as a fundamental component of maternal and neonatal health care 7 articles published between 2018 and 2023 were selected. Among some technologies used, we can mention podcasts, hypermedia, booklets, videos and photos. The results of this review indicate that technologies are a promising tool for nursing teaching and practice, however, more studies are needed to evaluate the effectiveness of technologies in different teaching and learning contexts. |
Palavras-chave: | Parto humanizado Instrumentos para a gestão da atividade científica Ensino Avaliação de eficácia-efetividade de intervenções Avaliação em enfermagem Humanized birth Instruments for the management of scientific activity Teaching Evaluation of efficacy-effectiveness of interventions Nursing assessment |
área CNPQ: | CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM OBSTETRICA |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe |
Departamento: | DEN - Departamento de Enfermagem – Aracaju - Presencial |
Citação: | SAMPAIO, Arthur Machado; SANTOS, Raphael Leonardo Costa. Tecnologias educativas utilizadas no ensino da assistência de enfermagem ao parto e nascimento: uma revisão integrativa. 2023. 35f. Monografia (Graduação em Enfermagem) - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Departamento de Enfermagem, Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, 2023. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18867 |
Aparece nas coleções: | Enfermagem |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Arthur_Machado_Sampaio_e_Raphael_Leonardo_Costa_Santos.pdf | 417,28 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.