Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18875
Tipo de Documento: | Caderno pedagógico |
Título: | Caderno pedagógico : concordância verbal e variação linguística |
Autor(es): | Santos, Kéziah Conceição Almeida |
Data do documento: | 26-Jul-2023 |
Orientador: | Sobral, Denson André Pereira da Silva |
Resumo: | Agradecemos o seu interesse neste caderno pedagógico. Ele foi desenvolvido a partir dos arcabouços teóricos estudados no Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) com intuito de subsidiar novas metodologias no trabalho docente dos professores de língua portuguesa. As atividades contidas nos módulos foram elaboradas com o intuito de serem aplicadas em uma turma de 8o ano do ensino fundamental de uma escola pública da rede estadual de Sergipe. Este material está voltado para o trabalho com as variáveis da concordância verbal de 1a pessoa do plural sob a perspectiva da Teoria da Variação e da Mudança Linguística (Labov, 2008) de modo a mobilizar os discentes a realizar um paralelo com o seu contexto e as variáveis urbanas de prestígio. O Caderno Pedagógico possui atividades voltadas para a ampliação do repertório cultural dos estudantes, permitindo o estudo das variações linguísticas, reconhecendo-as como um fenômeno natural da língua, desfazendo preconceitos linguísticos e a utilização dos pronomes "nós" e "a gente". Ademais, as atividades estão fundamentadas nas Competências Específicas 1, 2, 4 e 5 de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental e atreladas às habilidades EF69LP55 e EF69LP56 da BNCC, as quais permitem que o aluno reconheça e discuta as variedades da língua falada, o conceito de norma-padrão e o de preconceito linguístico, além de fazer uso consciente e reflexivo de regras das normas de prestígio em situações de fala e escrita nas quais ela deve ser usada, corroborando com a ideia apregoada por Possenti de que “não se aprende por exercícios, mas por práticas significativas”. (POSSENTI, 1996, p. 47). Durante as atividades de leitura, mobilizamos alguns gêneros, a exemplo do texto informativo, da biografia, do relato pessoal, do poema, de músicas, de tirinhas e de jogos para contextualização da situação comunicativa. |
Palavras-chave: | Variação linguística Educação básica Escrita Concordância verbal |
área CNPQ: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Parte de : | Concordância verbal com os pronomes nós e a gente na escrita de alunos do ensino fundamental |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação Profissional em Letras |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18875 |
Aparece nas coleções: | Letras (recursos educacionais e técnicos) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
KEZIAH_CONCEICAO_ALMEIDA_SANTOS-CadernoPedagogico.pdf | 13,74 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.