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Tipo de Documento: Dissertação
Título: Educação em saúde no currículo de ciências nos anos finais do ensino fundamental em Alagoas: uma análise dos documentos oficiais
Autor(es): Silva, Rafaella Catonio da
Data do documento: 29-Mai-2023
Orientador: Guimarães, Carmen Regina Parisotto
Resumo: Assegurar que a saúde seja contemplada no processo educativo é necessário para uma formação cidadã crítica e reflexiva. Nesta pesquisa tivemos como objetivo geral analisar como a Educação em Saúde é abordada no currículo escolar da Secretaria de Educação de Alagoas para os Anos Finais do ensino fundamental, no componente curricular de Ciências. A análise dos documentos oficiais que versam sobre a Educação em Saúde e sobre a construção curricular, a nível nacional - BNCC- e estadual- ReCAL, foi mediada pelos dados da Secretaria de Saúde de Alagoas (SESAU), como forma de conhecimento da realidade local. A interpretação dos documentos ocorreu por meio da Análise Textual Discursiva (ATD), em suas três etapas: unitarização, categorização e construção dos metatextos. Foram utilizados como material de estudo as Competências dispostas na BNCC, e as Habilidades, dispostas no ReCAL, que são acompanhadas de Desdobramentos Didáticos Pedagógicos (DesDP), os quais são mecanismos de orientações, visando aplicar as Habilidades, de modo a contemplar a realidade do estado, espelhadas nas habilidades presentes na BNCC. A análise envolveu a construção de um banco de palavras-chave, por meio de uma leitura flutuante dos documentos. Em seguida, foram selecionadas todas as Competências e Habilidades que apresentam essas palavras, ou alguma similar em contexto e significado. Essas Competências e Habilidades foram associadas ao conceito de Saúde, buscando entender como o tripé estabelecido pela OMS é encontrado. Após análise dos documentos, percebemos que tanto nas Competências, quanto nas Habilidades, ocorre a presença da abordagem da temática da saúde, contudo, os pilares propostos pela OMS não se apresentam versando entre si, com o intuito de gerar o equilíbrio defendido para a efetivação da saúde. Foi destaque a presença de aspectos do tripé, de maneira isolada. Em apenas uma das habilidade os três aspectos se mostraram juntos, em pequena quantidade dois aspectos se articularam, mas o destaque se dá à presença, na maioria, de apenas um ponto do tripé. Concluímos assim, que ocorre a presença da saúde, no entanto, seus pilares estão presentes de maneira isolada. Fica evidente a necessidade de uma formação docente que aborde esta temática, tendo em vista que a saúde está prevista nestes documentos, contudo, não está relacionada ao que a OMS traz, tampouco é abordada com clareza. Esta formação precisa ser independente da área, para que a abordagem da saúde não seja vista apenas para componentes curriculares como Ciências e Biologia, mas, como uma formação que desenvolva a integralidade do indivíduo.
Abstract: Ensuring that health is contemplated in the educational process is necessary for a critical and reflective citizen formation, in this research we had as general objective to analyze how Health Education is approached in the school curriculum of the Alagoas Department of Education for the Final Years of elementary school , in the Science curriculum component. The analysis of official documents that deal with Health Education and curriculum construction, at the national level - BNCC- and state level - ReCAL, was mediated by data from the Health Department of Alagoas (SESAU), as a way of knowing the local reality . The documents were interpreted through Discursive Textual Analysis (DTA), in its three stages: unitarization, categorization and construction of metatexts. The Competences arranged in the BNCC, and the Skills, arranged in the ReCAL, were used as study material, which are accompanied by Pedagogical Didactic Developments (DesDP), which are guidance mechanisms, aiming to apply the Skills, in order to contemplate the reality of the state , which mirror the skills present in the BNCC.The analysis involved the construction of a database of keywords, through a fluctuating reading of the documents. Then, all Competences and Abilities that present these words, or some similar in context and meaning, were selected. These Skills and Skills were associated with the concept of Health, seeking to understand how the tripod established by the WHO is found. After analyzing the documents, we noticed both in the Skills and in the Skills, the presence of the health theme approach occurs, however, the pillars proposed by the WHO do not present themselves in relation to each other, with the intention of generating the defended balance for the effectiveness of the health, highlighting the presence of the aspects of the tripod, in isolation, in general, where in only one skill the three were shown together, in a smaller amount, two aspects are articulated, but the emphasis is given to the presence of only one point of the tripod. We thus conclude that there is the presence of health, however, its pillars are present in isolation. The need for teacher training that addresses this issue is evident, given that the health provided for in these documents is present, however, they are not related to what the body brings, nor is it addressed clearly. This training needs to be independent of the area, so that the approach to this theme is not seen only for curricular components such as Science and Biology, but as a training that develops the integrality of the individual.
Palavras-chave: Ciência
Estudo e ensino
Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Estudantes do ensino fundamental
Referencial Curricular de Alagoas
Protagonismo estudantil
Formação integral
Common National Curriculum Base
Curriculum Reference of Alagoas
Student protagonism
Comprehensive training
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: SILVA, Rafaella Catonio da. Educação em saúde no currículo de ciências nos anos finais do ensino fundamental em Alagoas: uma análise dos documentos oficiais. 2023. 110 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18890
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

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