Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18891
Tipo de Documento: Dissertação
Título: A atenção seletiva como mecanismo neurocognitivo para auxiliar a aprendizagem da noção da função seno por meio das praxeologias matemática e didática
Autor(es): Carvalho, Gabriele Souza de
Data do documento: 31-Mar-2023
Orientador: Fonseca, Laerte Silva da
Resumo: Esta pesquisa foi idealizada com o objetivo de analisar como uma Organização Matemática e Didática com base na Teoria Antropológica do Didático para a condução de tipos de Tarefas pode auxiliar na manifestação da Atenção Seletiva necessária durante a aprendizagem da noção da função seno. Desse modo, tem-se como referência teórica os estudos voltados a Atenção Seletiva com ênfase na Teoria da Integração de Características (TIC) e a Teoria Antropológica do Didático (TAD). A respeito do aporte metodológico, optou-se por utilizar a Engenharia Didática Clássica, abordada por Michele Artigue (1996), sendo que das quatro fases só foi contemplado, nessa pesquisa, as duas primeiras: análise preliminar; e projeto e análise a priori, para responder ao seguinte questionamento: como favorecer a manifestação da Atenção Seletiva necessária para auxiliar a aprendizagem da noção da função trigonométrica seno por meio de mecanismos atencionais e organizações matemáticas e didáticas? Para tanto, na análise preliminar, identificou-se restrições a respeito da dimensão de nível epistemológico, cognitivo e didático da função trigonométrica seno, estabelecendo os obstáculos epistemológicos associados ao desenvolvimento histórico identificado na história da matemática, da educação matemática e em pesquisas acadêmicas para posteriormente inferi-los, por meio de um confronto entre os obstáculos históricos e de aprendizado. No primeiro momento, também foram identificadas restrições e/ou condições a respeito do ensino da noção de função seno. Assim, a análise preliminar proporcionou uma base para a realização da fase do projeto e análise a priori, fase em que ocorreram a elaboração da Organização Matemática e Organização Didática, acompanhada de três atividades didáticas, todos com base na TAD, em conjunto com os descritores da TIC. As referidas organizações foram validadas internamente por professores de matemática e foi considerado que as organizações possuem potencialidade para serem utilizadas com alunos do Ensino Médio, visando à contribuição da aprendizagem da noção da função seno, apresentação de mecanismos para mobilizar a Atenção Seletiva, entre outras considerações presentes no texto.
Abstract: This research was designed with the aim of analyzing how a Mathematical and Didactic Organization based on the Anthropological Theory of Didactics for conducting types of tasks can help in manifesting the Selective Attention necessary when learning the notion of the sine function. Thus, the theoretical reference is studies focused on Selective Care with an emphasis on the Characteristics Integration Theory (TIC) and the Anthropological Theory of Didactics (TAD). Regarding the methodological contribution, it was decided to use Classical Didactic Engineering, addressed by Michele Artigue (1996), and of the four phases, only the first two were considered in this research: preliminary analysis; and a priori design and analysis, to answer the following question: how can we encourage the manifestation of Selective Attention necessary to assist in learning the notion of the trigonometric sine function through attentional mechanisms and Mathematical and Didactic Organizations? To this end, in the preliminary analysis, restrictions were identified regarding the epistemological, cognitive and didactic level dimension of the sine trigonometric function, establishing the epistemological obstacles associated with the historical development identified in the history of mathematics, mathematical education and in academic research for later infer them, through a confrontation between historical and learning obstacles. At first, restrictions and/or conditions were also identified regarding teaching the notion of sine function. Thus, the preliminary analysis provided a basis for carrying out the project phase and a priori analysis, a phase in which the elaboration of the Mathematical Organization and Didactic Organization took place, accompanied by three didactic activities, all based on TAD, together with the descriptors of ICT. These organizations were internally validated by mathematics teachers, and it was considered that the organizations have the potential to be used with high school students, aiming to contribute to learning the notion of the sine function, presenting mechanisms to mobilize Selective Attention, among other considerations. present in the text.
Palavras-chave: Matemática
Estudo e ensino
Trigonometria
Didática
Ensino médio
Atenção Seletiva
Função Seno
Teoria Antropológica do Didático
Organização Didática
Selective Attention
Sine Function
Anthropological Theory of Didactics
Didactic Organization
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: CARVALHO, Gabriele Souza de. A atenção seletiva como mecanismo neurocognitivo para auxiliar a aprendizagem da noção da função seno por meio das praxeologias matemática e didática. 2023. 142 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18891
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GABRIELE_SOUZA_CARVALHO.pdf3,53 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.