Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18904
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPavão, Maria Rita Barbosa Piancó-
dc.contributor.authorSilva Filho, Luís Massilon da-
dc.contributor.editorCharlot, Veleida Anahi Capua da Silva-
dc.contributor.editorCharlot, Bernard-
dc.date.accessioned2024-01-19T22:46:10Z-
dc.date.available2024-01-19T22:46:10Z-
dc.date.issued2022-09-
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18904-
dc.description.abstractEn este texto buscamos trazar las líneas de lo que creemos es un territorio umbral entre el pensamiento cartográfico de Deleuze y Guattari y la teoría antropológica del imaginario de Gilbert Durand, para contribuir a una perspectiva epistemológica en Educación que se acerque afectivamente a otras narrativas, disidentes a la lógica racional imperante. Movilizados por el cuestionamiento de cómo la articulación entre elementos teóricos y metodológicos de la cartografía y la antropología del Imaginario puede contribuir a la inserción de las narrativas disidentes en el campo epistemológico de la Educación, recurrimos a la técnica del análisis de contenido para analizar cualitativamente las siguientes categorías: recurrencias estéticas, en las que se asociaron notas relacionadas con la aprehensión del mundo por parte de los sensibles y la apreciación de las imágenes; y relecturas epistemológicas, cuyas asociaciones teóricas se referían a la destrucción ontológica del Sujeto y a la prevalencia de los movimientos dinámicos. Aunque estemos ante sistemas de pensamiento particulares, territorialmente demarcados, las experimentaciones que venimos experimentando en el hacer-investigación en Educación a través de la construcción de cartografías que contemplan las derivas imaginativas son sugerentes de otro orden epistemológico.spa
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)pt_BR
dc.relation.ispartofAnais do XVI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.subjectCartografiapor
dc.subjectImagináriopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEducaciónspa
dc.titleCartografar com o imaginário: encruzilhadas teórico-metodológicas nos (des)territórios da educaçãopt_BR
dc.title.alternativeMapear con el imaginario: cruces teórico-metodológicas en (de)territorios de la educaciónpor
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).pt_BR
dc.description.resumoNeste texto, procuramos traçar as linhas do que acreditamos ser território limiar entre o pensamento cartográfico de Deleuze e Guattari e a teoria antropológica do imaginário de Gilbert Durand, a fim de contribuir com uma perspectiva epistemológica em Educação que se aproxime afetivamente das narrativas outras, dissidentes à lógica racional predominante. Mobilizadas pelo questionamento de como a articulação entre elementos teórico-metodológicos da cartografia e da antropologia do imaginário pode contribuir para a inserção de narrativas dissidentes no campo epistemológico da Educação, recorremos à técnica de análise de conteúdo a fim de analisar qualitativamente as seguintes categorias: recorrências estéticas, na qual foram associados apontamentos relacionados à apreensão do mundo pelo sensível e à valorização das imagens; e releituras epistemológicas, cujas associações teóricas remeteram à destruição ontológica do Sujeito e à prevalência dos movimentos dinâmicos. Ainda que estejamos diante de sistemas de pensamento particulares, demarcadas territorialmente, as experimentações que temos vivenciado no fazer-pesquisa em Educação através da construção de cartografias que contemplem as derivas imaginantes são sugestivas de uma outra ordem epistemológica.pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece nas coleções:Anais 2022 - XVI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CartografarComOImaginário.pdf138,38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.