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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18904
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título: | Cartografar com o imaginário: encruzilhadas teórico-metodológicas nos (des)territórios da educação |
Título(s) alternativo(s): | Mapear con el imaginario: cruces teórico-metodológicas en (de)territorios de la educación |
Autor(es): | Pavão, Maria Rita Barbosa Piancó Silva Filho, Luís Massilon da |
Data do documento: | Set-2022 |
Resumo: | Neste texto, procuramos traçar as linhas do que acreditamos ser território limiar entre o pensamento cartográfico de Deleuze e Guattari e a teoria antropológica do imaginário de Gilbert Durand, a fim de contribuir com uma perspectiva epistemológica em Educação que se aproxime afetivamente das narrativas outras, dissidentes à lógica racional predominante. Mobilizadas pelo questionamento de como a articulação entre elementos teórico-metodológicos da cartografia e da antropologia do imaginário pode contribuir para a inserção de narrativas dissidentes no campo epistemológico da Educação, recorremos à técnica de análise de conteúdo a fim de analisar qualitativamente as seguintes categorias: recorrências estéticas, na qual foram associados apontamentos relacionados à apreensão do mundo pelo sensível e à valorização das imagens; e releituras epistemológicas, cujas associações teóricas remeteram à destruição ontológica do Sujeito e à prevalência dos movimentos dinâmicos. Ainda que estejamos diante de sistemas de pensamento particulares, demarcadas territorialmente, as experimentações que temos vivenciado no fazer-pesquisa em Educação através da construção de cartografias que contemplem as derivas imaginantes são sugestivas de uma outra ordem epistemológica. |
Abstract: | En este texto buscamos trazar las líneas de lo que creemos es un territorio umbral entre el pensamiento cartográfico de Deleuze y Guattari y la teoría antropológica del imaginario de Gilbert Durand, para contribuir a una perspectiva epistemológica en Educación que se acerque afectivamente a otras narrativas, disidentes a la lógica racional imperante. Movilizados por el cuestionamiento de cómo la articulación entre elementos teóricos y metodológicos de la cartografía y la antropología del Imaginario puede contribuir a la inserción de las narrativas disidentes en el campo epistemológico de la Educación, recurrimos a la técnica del análisis de contenido para analizar cualitativamente las siguientes categorías: recurrencias estéticas, en las que se asociaron notas relacionadas con la aprehensión del mundo por parte de los sensibles y la apreciación de las imágenes; y relecturas epistemológicas, cuyas asociaciones teóricas se referían a la destrucción ontológica del Sujeto y a la prevalencia de los movimientos dinámicos. Aunque estemos ante sistemas de pensamiento particulares, territorialmente demarcados, las experimentaciones que venimos experimentando en el hacer-investigación en Educación a través de la construcción de cartografías que contemplan las derivas imaginativas son sugerentes de otro orden epistemológico. |
Palavras-chave: | Cartografia Imaginário Educação Educación |
ISSN: | 1982-3657 |
Parte de : | Anais do XVI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade |
Idioma: | por |
Instituição/Editora: | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) |
Licença: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es). |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18904 |
Aparece nas coleções: | Anais 2022 - XVI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
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