Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18912
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Bruno Dias dos-
dc.contributor.editorCharlot, Veleida Anahi Capua da Silva-
dc.contributor.editorCharlot, Bernard-
dc.date.accessioned2024-01-19T22:49:26Z-
dc.date.available2024-01-19T22:49:26Z-
dc.date.issued2022-09-
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18912-
dc.description.abstractThe objective of this article is to analyze the Chegança of the municipality of Divina Pastora-SE considering its paths and wanderings as a true expression of the culture of a people. Moored and disembarked on dry land, we will together look at the “Paths and wanderings da Chegança in Divina Pastora-SE”. With that, the big question arose: What is Chegança? What are your paths and wanderings in the construction of the cultural formation of the divine-pastorense people? And it was justified by the need to explain the revelry of popular culture under analysis. Thus, we sought to establish links between Chegança, with the historical context and its repercussions as an element of local culture. The methodology was qualitative-descriptive and bibliographical. The sources were analyzed with the objective of adding knowledge the work on popular culture. Through the specific objectives that contextualized the municipality under study and its expression in the field of Popular Culture, identifying Chegança as revelry. Finally, it was concluded that Chegança transmits social legitimacy to the actors and residents of the city, it also contributes to the understanding and systematization of the roots and history of the arts inserted in Sergipe popular culture and traditions.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)pt_BR
dc.relation.ispartofAnais do XVI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.subjectChegançapor
dc.subjectCulturapor
dc.subjectDivina Pastora (SE)por
dc.subjectCulturepor
dc.titleCaminhos e andanças da Chegança de Divina Pastora-SEpt_BR
dc.title.alternativePaths and wanderings Chegança of Divina Pastora-SEpor
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste artigo é analisar a Chegança do município de Divina Pastora-SE considerando os seus caminhos e andanças como verdadeira expressão da cultura de um povo. Ela atraca e desembarca em terra firme, vamos juntos nos debruçar nos “Caminhos e Andanças da Chegança em Divina Pastora-SE”. Com isso, surgiu o grande questionamento: O que é Chegança? Quais seus caminhos e andanças na construção da formação cultural do povo divina-pastorense? E se justificou pela necessidade de explicitar o folguedo de cultura popular em análise. Assim, buscou-se estabelecer ligações da Chegança, com o contexto histórico e suas repercussões como elemento da cultura local. Foi por meio da metodologia de característica qualitativa-descritiva e bibliográfico que este trabalho se desenvolveu. Foram analisadas fontes primárias com o objetivo de agregar conhecimento já sedimentado ao trabalho sobre cultura popular. Foi através dos objetivos específicos que contextualizamos o município em estudo e sua expressão no campo da Cultura Popular, identificando a Chegança como folguedo. Por fim, concluiu-se que a Chegança transmite legitimação social para os brincantes e para os moradores da cidade, também colabora para a compreensão e a sistematização das raízes e da história das artes inseridas na cultura e nas tradições populares em Sergipe.pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece nas coleções:Anais 2022 - XVI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CaminhosAndancasChegancaDivinaPastora.pdf133,08 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.