Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18917
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSena, Lucas dos Santos-
dc.contributor.authorSantos, Rikelly Bezerra dos-
dc.contributor.editorCharlot, Veleida Anahi Capua da Silva-
dc.contributor.editorCharlot, Bernard-
dc.date.accessioned2024-01-19T22:50:43Z-
dc.date.available2024-01-19T22:50:43Z-
dc.date.issued2022-09-
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18917-
dc.description.abstractConsidering that the textual genres represent a fundamental aspect of the communication process, and thus their study in the classroom makes itself extremely necessary, this article brings discussions on the way the genres, in particular the Song, are approached on the Official Documents of Education (PCNs and BNCC). At first, we will show conceptions about the textual genres and the Song, for it is a genre of hybrid characteristics (textual, musical and discursive). Secondly, we will present the Documents, listing their main aspects and the differences between them and expanding the content of Languages (in general) and Portuguese Language areas. This way, we managed to analyze the main curriculum bases to better understand these matters to the classroom. Therefore, we selected text parts from authors that have an eye that privileges these discussions, like Luiz Antônio Marcuschi and Nelson Barros da Costa, in addition to using the book Análise de Discurso, by Eni Orlandi, for it has the foundation on how to analyze the text parts quoted on the documents like PCNs and BNCC. We aimed, thus, to comprehend the textual genre’s importance and emphasize the Song, our study object, as a helping feature on the learning process.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)pt_BR
dc.relation.ispartofAnais do XVI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.subjectGêneros textuaispor
dc.subjectCançãopor
dc.subjectDocumentos oficiais de educaçãopor
dc.subjectTextual genrespor
dc.subjectSongpor
dc.subjectOfficial documents of educationpor
dc.titleEstudos sobre o gênero canção em documentos oficiais de educaçãopt_BR
dc.title.alternativeStudies on the song genre on official documents of educationpor
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).pt_BR
dc.description.resumoPor considerar que os gêneros textuais representam um aspecto fundamental do processo comunicativo e que, dessa forma, seu estudo em sala de aula faz-se extremamente necessário, este artigo traz discussões a respeito da maneira como os gêneros, em particular a Canção, são trabalhados nos Documentos Oficiais da Educação (PCNs e BNCC). De início abordaremos concepções a respeito dos gêneros textuais e da Canção, por se tratar de um gênero de caráter híbrido (textual, musical e discursivo). Em seguida, apresentaremos os documentos, elencando os principais aspectos e diferenças entre eles e desenvolvendo o conteúdo das áreas de linguagens e língua portuguesa. Assim, tratamos de analisar as principais bases curriculares com o intuito de nos aprofundarmos nessas questões para a sala de aula. Por conseguinte, retiramos os textos em análises de alguns autores que tem como visão enaltecer essas discussões, como Luiz Antônio Marcuschi e Nelson Barros da Costa, além de utilizarmos o livro Análise de discurso, de Eni Orlandi, por ter a base de como analisar os trechos citados dos documentos oficiais como PCN e BNCC. Objetiva-se assim, compreender a importância que se tem os gêneros textuais e colocando em ênfase o gênero canção, nosso foco principal, para auxílio da aprendizagem.pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece nas coleções:Anais 2022 - XVI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EstudosSobreGeneroCancaoDocOficiaisEducacao.pdf129,61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.