Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18921
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Passos, Gleicimara Rodrigues | - |
dc.contributor.editor | Charlot, Veleida Anahi Capua da Silva | - |
dc.contributor.editor | Charlot, Bernard | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-19T22:52:06Z | - |
dc.date.available | 2024-01-19T22:52:06Z | - |
dc.date.issued | 2022-09 | - |
dc.identifier.issn | 1982-3657 | - |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18921 | - |
dc.description.abstract | Este informe de investigación aborda la importancia de las Evaluaciones y la consolidación del Sistema de Evaluación de la Educación Básica implementado en el Estado de Sergipe en 2019 pero vigente en 2021, con el fin de colaborar para resolver los problemas en la alfabetización de los niños de Sergipe, por lo tanto, mejorar significativamente la calidad de la Educación con el Aprendizaje de los estudiantes. La Evaluación I SAESE se llevó a cabo para estudiantes de 2º año de Enseñanza Fundamental (Lengua Portuguesa), 5º 9º año de Enseñanza Básica 3º año de Enseñanza Media (Lengua Portuguesa Matemáticas), en pruebas escritas en modalidad presencial, en consonancia con el Currículo del Estado, BNCC. La revisión teórica recorre los principales enfoques sobre la Evaluación en su conjunto destaca su importancia según LIBÂNEO, LUCKESI, también la preocupación por el Fracaso Escolar expuesta por CHARLOT el cuidado con lo emocional afectivo defendido también por CHALITA. La referida evaluación reveló datos sobre las dificultades de aprendizaje de los alumnos que, aunque ya conocidas, se amplificaron con los efectos de la Pandemia Covid-19, resultando en un resultado inferior al 30% de las escuelas públicas de Sergipe obtuvieron un promedio de 5,0 o superior en sus resultados. | spa |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Anais do XVI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | por |
dc.subject | Currículo | por |
dc.subject | Ações pedagógicas | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Sistema de Avaliação da Educação Básica | por |
dc.subject | Evaluación | spa |
dc.subject | Currículo | spa |
dc.subject | Acciones pedagógicas | spa |
dc.subject | Aprendizaje | spa |
dc.subject | Sistema de Evaluación de la Educación Básica | spa |
dc.title | A consolidação do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe - SAESE - como referência estadual para traçar ações no intuito de dirimir problemas na alfabetização das crianças sergipanas | pt_BR |
dc.title.alternative | La consolidación del Sistema de Evaluación de la Educación Básica en Sergipe - SAESE - como referente estatal para delinear acciones con el propósito de solucionar problemas en la alfabetización de los niños Sergipe | spa |
dc.type | Trabalhos em Eventos | pt_BR |
dc.identifier.license | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es). | pt_BR |
dc.description.resumo | Este relato de pesquisa aborda sobre a importância das Avaliações e a consolidação do Sistema de Avaliação da Educação Básica implantado no Estado de Sergipe em 2019 mas efetivado em 2021, de forma a colaborar para sanar os problemas na alfabetização das crianças sergipanas e, por conseguinte, melhorar significativamente a qualidade da Educação com Aprendizagem dos alunos. A I Avaliação SAESE, aconteceu para alunos do 2º ano do Ensino Fundamental (Língua Portuguesa), do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio (Língua Portuguesa e Matemática), em provas escritas no formato presencial, alinhada ao Currículo do Estado e à BNCC. A revisão teórica percorre os principais enfoques acerca da Avaliação como um todo e destaca sua importância de acordo com LIBÂNEO e LUCKESI, também a preocupação com o Fracasso Escolar como exposto por CHARLOT e o cuidado com o emocional e afeto defendido também por CHALITA. A avaliação citada nos revelou dados referentes às dificuldades de Aprendizagem dos alunos que, embora já de conhecimento, foram amplificados com os efeitos da Pandemia da Covid19 trazendo como efeito um resultado inferior a 30% das escolas públicas de Sergipe que obtiveram média 5,0 ou superior em seus resultados. | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Anais 2022 - XVI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Consolidacao-SAESE-ReferenciaEstadual.pdf | 134,83 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.