Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18927
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Moura, Rafael Matias de | - |
dc.contributor.editor | Charlot, Veleida Anahi Capua da Silva | - |
dc.contributor.editor | Charlot, Bernard | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-19T22:55:03Z | - |
dc.date.available | 2024-01-19T22:55:03Z | - |
dc.date.issued | 2022-09 | - |
dc.identifier.issn | 1982-3657 | - |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18927 | - |
dc.description.abstract | The article in question discusses reflections derived from our doctoral research about teacher formation and the limitations of higher education today. We also present new challenges of higher education in the light of Sel Formation, as a human formation project. We defend that current training models are excessively focused on training for the job market, and this liquefies human values. In context, we call this process of adjustment to the job market of technology in the form of professional formatting, in a way that devalues ??the humanistic questions ??of the educational context. The process of technologization and educational marketing culminated in new teaching possibilities based on technologization, which is based on the transmission of knowledge and the death of the students' senses, characterized as "zombie students". | eng |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Anais do XVI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade | pt_BR |
dc.subject | Formatação docente | por |
dc.subject | Formação de si | por |
dc.subject | Estudantes zumbis | por |
dc.subject | Modernidade líquida | por |
dc.subject | Teaching formatting | eng |
dc.subject | Self formation | eng |
dc.subject | Liquid modernity | eng |
dc.subject | Zombie students | eng |
dc.title | Estudantes zumbis e formatação docente - (con)formados para ouvir e calar | pt_BR |
dc.title.alternative | Zombie students and teacher formatting - conformed to listen and shut up | eng |
dc.type | Trabalhos em Eventos | pt_BR |
dc.identifier.license | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es). | pt_BR |
dc.description.resumo | O artigo em questão discute reflexões derivadas da nossa pesquisa de doutorado sobre a formação de professores e as limitações do ensino superior da atualidade. Também apresentamos novos desafios do ensino superior à luz da Formação de Si, enquanto projeto de formação humana. Defendemos que os modelos formativos atuais são excessivamente voltados à formação para o mercado de trabalho, e isso liquidifica valores humanos. Em contexto, denominamos de formatação profissional esse processo de ajuste ao mundo da tecnologia e do trabalho, de forma que desvaloriza questões humanísticas do contexto educacional. O processo de tecnologização e marketing educativa culminou com novas possibilidades de ensino fundadas na tecnologização, que se baseia na transmissão de conhecimentos e na morte dos sentidos dos estudantes, caracterizados como "estudantes zumbis". | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Anais 2022 - XVI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EstudantesZumbisFormatacaoDocente.pdf | 142,38 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.