Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18931
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Dayane Rocha de-
dc.contributor.authorFelipeto, Cristina-
dc.contributor.editorCharlot, Veleida Anahi Capua da Silva-
dc.contributor.editorCharlot, Bernard-
dc.date.accessioned2024-01-19T22:57:00Z-
dc.date.available2024-01-19T22:57:00Z-
dc.date.issued2022-09-
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18931-
dc.description.abstractThis article analyzes the erasures in textual production processes in the classroom in which pairs of students (7 years old) who collaboratively write their first texts participate. Supported by Textual Genetics, we will present and delimit the erasure functions proposed by Grésillon (1991, 2007), Biasi (1996), Willemart (1993, 1999) and Fabre (1986), as well as the erasure types in Felipeto (2019) and Calil (2019). We chose as analysis categories the types and functions of the erasures, aiming: a) analyze and classify erasures in the texts of students from the 2nd year of elementary school in Brazil and Portugal, whose data were collected through the Ramos System; b) compare and discuss nomenclatures, types and functions of existing erasures, in view of variations in the area; and, c) finally, to verify which ones occur most, comparing Brazilian students with Portuguese students. The protocol for data collection in both countries was the same and the results showed that the most used functions are substitution and suppression. Regarding the types, the most common were: spelling, graphics, discursive textual, punctuation, anticipation, syntactic and accentuation, as the students worked and reflected on the text produced.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)pt_BR
dc.relation.ispartofAnais do XVI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.subjectGenética textualpor
dc.subjectRasurapor
dc.subjectManuscrito escolarpor
dc.subjectTextual geneticspor
dc.subjectErasurepor
dc.subjectSchool manuscriptpor
dc.titleGenética textual: um estudo sobre os tipos e as funções das rasuras em manuscritos de alunos recém-alfabetizadospt_BR
dc.title.alternativeTextual genetics: a study on the types and functions of erasures in newly licensed students' manuscriptspor
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).pt_BR
dc.description.resumoEste artigo analisa as rasuras em processos de produção textual em sala de aula dos quais participam duplas de alunas (7 anos) que escrevem colaborativamente seus primeiros textos. Apoiados na Genética Textual, apresentaremos e delimitaremos as funções da rasura propostas por Grésillon (1991, 2007), Biasi (1996), Willemart (1993, 1999) e Fabre (1986), bem como os tipos de rasura em Felipeto (2019) e Calil (2019). Elegemos como categorias de análise os tipos e as funções das rasuras, objetivando: a) analisar e classificar rasuras nos textos de alunas do 2º ano do ensino fundamental no Brasil e em Portugal, cujos dados foram captados através do Sistema Ramos; b) comparar e discutir nomenclaturas, tipos e funções das rasuras existentes, tendo em vista as variações na área; e, c) por fim, verificar quais mais ocorrem, comparando alunos brasileiros com alunos portugueses. O protocolo para a coleta de dados nos dois países foi o mesmo e os resultados apontaram que as funções mais utilizadas são a substituição e a supressão. A respeito dos tipos, os mais comuns foram: ortográficos, gráficos, textual discursivos, de pontuação, de antecipação, sintáticos e de acentuação, visto que as alunas trabalharam e refletiram sobre o texto produzido.pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece nas coleções:Anais 2022 - XVI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GeneticaTextualRasuras.pdf138,03 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.