Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18936
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAmaral, Pedro Gabriel Viana do-
dc.contributor.editorCharlot, Veleida Anahi Capua da Silva-
dc.contributor.editorCharlot, Bernard-
dc.date.accessioned2024-01-19T22:58:24Z-
dc.date.available2024-01-19T22:58:24Z-
dc.date.issued2022-09-
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18936-
dc.description.abstractThe aims of this article were: to understand the ways in which children of the 4th and 5th grade of elementary school relate to the knowledge of African games and play, narrate about this teachinglearning process and investigate how the strategies used by the teacher-researcher contributed to an education that valued ethnic-racial relations. Through the methodological perspective of the relations with knowledge by Charlot (2000) and the action research by Engel (2000), it was observed that the children built identity relations with the experiences, reflecting, discussing, questioning, researching and valuing this knowledge, as well as incorporating some of the games learned in their daily school life.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)pt_BR
dc.relation.ispartofAnais do XVI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.subjectRelações com o saberpor
dc.subjectJogos de matriz africanapor
dc.subjectBrincadeiras de matriz africanapor
dc.subjectRelationships with knowledgepor
dc.subjectAfrican gamespor
dc.titleRelações com os saberes de jogos e brincadeiras de matriz africanapt_BR
dc.title.alternativeRelationships with the knowledge of games and play of african originpor
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).pt_BR
dc.description.resumoEste artigo teve enquanto objetivos: compreender os modos com que crianças do 4º e 5º ano do ensino fundamental, se relacionam com os saberes dos jogos e brincadeiras africanas, narrar sobre este processo de ensino-aprendizagem e investigar como as estratégias utilizadas pelo professorpesquisador, contribuíram para uma educação que valorizasse as relações étnico-raciais. Por meio da perspectiva metodológica das relações com o saber de Charlot (2000) e da pesquisa-ação de Engel (2000), observou-se que as crianças construíram relações identitárias com as vivências e experiências, refletindo, discutindo, questionando, pesquisando e valorizando estes saberes assim como incorporando algumas das brincadeiras aprendidas no cotidiano escolar.pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece nas coleções:Anais 2022 - XVI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RelacoesSaberesJogosBrincadeirasMatrizAfricana.pdf669,78 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.