Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18939
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Mídia, educação e decolonialidade: a experiência pedagógica do jornal escolar Mídias e Diversidade
Título(s) alternativo(s): Medios, educación y decolonialidad: la experiencia pedagógica del periódico escolar Medios y Diversidad
Autor(es): Blet, Luz Mariana
Data do documento: Set-2022
Resumo: Este estudo aborda a experiência pedagógica do jornal escolar Mídias e Diversidade, desenvolvido coletivamente com os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, do Marista Escola Social Lúcia Mayvorne, em Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. O presente trabalho visa abordar a realização do jornal escolar e o uso da mídia-educação sob uma perspectiva educativa emancipadora e decolonial. Para tanto, utiliza-se como principal embasamento teórico as obras de Ballestrin (2013), Hall (2000), Silva (2000) e Fantim (2006), sobre as perspectivas decoloniais na América Latina, os conceitos de cultura, identidade e mídia-educação, respectivamente.
Abstract: Este estudio aborda la experiencia pedagógica del periódico escolar Medios y Diversidades, desarrollado colectivamente con alumnos de los primeros años de la escuela primaria, en la Escuela Social Marista Lúcia Mayvorne, en Florianópoolis, Santa Catarina, Brasil. El presente trabajo pretende abordar la creación del periódico escolar y el uso de la educación mediática desde una perspectiva educativa emancipadora y decolonial. Para ello, se utilizan como principales bases teóricas los trabajos de Ballestrin (2013), Hall (2000), Silva (2000) y Fantim (2006), sobre perspectivas decoloniales en América Latina, los conceptos de cultura, identidad y educación mediática, respectivamente.
Palavras-chave: Mídia-educação
Práticas decoloniais
Jornal escolar
Educación mediática
Prácticas decoloniales
Periódico escolar
ISSN: 1982-3657
Parte de : Anais do XVI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma: por
Instituição/Editora: Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18939
Aparece nas coleções:Anais 2022 - XVI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MidiaEducacaoDecolonialidade.pdf128,18 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.