Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18942
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLacerda, Marcelo Miranda-
dc.contributor.editorCharlot, Veleida Anahi Capua da Silva-
dc.contributor.editorCharlot, Bernard-
dc.date.accessioned2024-01-19T23:00:11Z-
dc.date.available2024-01-19T23:00:11Z-
dc.date.issued2022-09-
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18942-
dc.description.abstractThis article derives from the Thesis “LITERACY AND DIGITAL CITIZEN EMANCIPATION: cartographies and traces in the constitution of Hybrid and Multimodal Living Spaces”, within the scope of the Education, Development and Technologies research line of the UNISINOS Graduate Program in Education. The thesis is guided by the following problem: how does the development of gamified pedagogical practices contribute to literacy and citizen digital emancipation in basic education, in a hybrid and multimodal context? The research is qualitative, exploratory and descriptive. As a methodology for its development, the cartographic research-intervention method proposed by Kastrup (2008) was used; Passos, Kastrup and Escóssia (2009); among others. The purpose of this Thesis cut is to review the literature on Digital Literacy and Digital Emancipation, and consummate citizen in the perspective addressed in the Thesis: Digital Literacy and Emancipation and Citizen. It can be concluded that today one cannot think about textbooks without highlighting the presence and the “Doing”. and citizen.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)pt_BR
dc.relation.ispartofAnais do XVI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.subjectLetramento digitalpor
dc.subjectEmancipaçãopor
dc.subjectCidadania digitalpor
dc.subjectDigital literacyeng
dc.subjectEmancipationeng
dc.subjectDigital citizenshipeng
dc.titleLetramento e emancipação digital cidadã: uma revisão de literaturapt_BR
dc.title.alternativeLiteracy and digital citizen emancipation: a literature revieweng
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).pt_BR
dc.description.resumoEste artigo deriva da Tese “LETRAMENTO E EMANCIPAÇÃO DIGITAL CIDADÃ: cartografias e rastros na constituição de Espaços de Convivência Híbridos e Multimodais”, no âmbito da linha de pesquisa Educação, Desenvolvimento e Tecnologias do Programa de Pós-Graduação em Educação UNISINOS. A tese se orienta a partir do seguinte problema: como o desenvolvimento de práticas pedagógicas gamificadas contribui para o letramento e a emancipação digital cidadã na educação básica, em um contexto híbrido e multimodal? A pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo exploratória e descritiva. Como metodologia para o seu desenvolvimento, foi utilizado o método cartográfico de pesquisa-intervenção proposto por Kastrup (2008); Passos, Kastrup e Escóssia (2009); dentre outros. O objetivo deste recorte de Tese consiste em Fazer uma revisão de literatura sobre Letramento Digital e Emancipação Digital, e cidadã consumando na perspectiva abordada na Tese: Letramento e Emancipação digital e Cidadã. Pode-se concluir que hoje não se pode pensar em LD sem evidenciar a presença e o “Fazer” .do sujeito num ecossistema educacional composto por Humanos e não Humanos na construção de um ambiente emancipatório e mais cidadão, oportunizando a constituição de uma sociedade digital e cidadã.pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece nas coleções:Anais 2022 - XVI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LetramentoEmancipacaoDigitalCidada.pdf171,69 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.