Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18944
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Bercito, Sonia Deus Rodrigues | - |
dc.contributor.author | Pereira, Simone Luci | - |
dc.contributor.editor | Charlot, Veleida Anahi Capua da Silva | - |
dc.contributor.editor | Charlot, Bernard | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-19T23:00:48Z | - |
dc.date.available | 2024-01-19T23:00:48Z | - |
dc.date.issued | 2022-09 | - |
dc.identifier.issn | 1982-3657 | - |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18944 | - |
dc.description.abstract | Este trabajo pretende discutir la relación enseñanza-aprendizaje mediada por las tecnologías digitales en la educación básica desde el punto de vista de sus principales agentes: docentes y alumnos. Presenta los resultados de una investigación cualitativa cuyo foco principal fue buscar comprender cómo los jóvenes estudiantes y profesores utilizan los recursos tecnológicos en sus prácticas pedagógicas y de estudio, considerando los procesos comunicativos involucrados y la centralidad de las tecnologías digitales y mediáticas en las prácticas cotidianas de los jóvenes. El advenimiento de la pandemia del Coronavirus en la primera mitad de 2020 atravesó la investigación de varias maneras y dio lugar a abordajes imprevistos e importantes reflexiones sobre las transformaciones en el uso de los recursos digitales en las escuelas y su impacto en la cultura escolar. | spa |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Anais do XVI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade | pt_BR |
dc.subject | Juventude | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Tecnologia | por |
dc.subject | Juventud | spa |
dc.subject | Educación | spa |
dc.subject | Tecnologia | spa |
dc.title | Jovens conectados: ensinar e aprender com tecnologia | pt_BR |
dc.title.alternative | Jóvenes conectados: ensinãndo y aprendiendo con la tecnología | spa |
dc.type | Trabalhos em Eventos | pt_BR |
dc.identifier.license | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es). | pt_BR |
dc.description.resumo | Neste trabalho pretende-se discutir a relação de ensino-aprendizagem mediada pelas tecnologias digitais no ensino básico a partir da visão dos seus principais agentes: professores e alunos. Nele são apresentados os resultados de uma pesquisa de base qualitativa cujo foco principal esteve em buscar compreender de que forma os estudantes e professores jovens utilizam os recursos tecnológicos em suas práticas pedagógicas e de estudo considerando os processos comunicativos envolvidos e a centralidade das tecnologias digitais e midiáticas nas práticas cotidianas juvenis. O advento da pandemia do Coronavírus no primeiro semestre de 2020 atravessou a pesquisa de várias formas e ensejou abordagens não previstas e importantes reflexões acerca das transformações havidas no uso dos recursos digitais nas escolas e seu impacto na cultura escolar. | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Anais 2022 - XVI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JovensConectadosEnsinarAprenderTecnologia.pdf | 151,45 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.