Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18952Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Seixas, Beattriz Guedes de | - |
| dc.contributor.author | Biazotti, Rafaela Salemme Bolsarin | - |
| dc.contributor.editor | Charlot, Veleida Anahi Capua da Silva | - |
| dc.contributor.editor | Charlot, Bernard | - |
| dc.date.accessioned | 2024-01-19T23:02:42Z | - |
| dc.date.available | 2024-01-19T23:02:42Z | - |
| dc.date.issued | 2022-09 | - |
| dc.identifier.issn | 1982-3657 | - |
| dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18952 | - |
| dc.description.abstract | Examining the relationship between training for the exercise of citizenship and what has been included in the curricular proposals of schools, this essay analyzes how this connects with theories about moral personality construction, taking into account the recent discoveries of neuroscience. In order to expose how occurs the most of the school approach about moral conduct, values and ethics, the concept of hidden curriculum is presented, in addition to presenting the fundamental concepts involved in the theme. Finally, we discuss the establishment of effective school strategies for the integral training of individuals. | eng |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) | pt_BR |
| dc.relation.ispartof | Anais do XVI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade | pt_BR |
| dc.subject | Currículo oculto | por |
| dc.subject | Educação moral | por |
| dc.subject | Ética | por |
| dc.subject | Moral education | eng |
| dc.subject | Hidden curriculum | eng |
| dc.subject | Ethic | eng |
| dc.title | A construção da personalidade moral e a escola: uma reflexão sobre currículo oculto e educação moral | pt_BR |
| dc.title.alternative | The construction of moral personality and the school: a reflection about hidden curriculum and Moral Education | por |
| dc.type | Trabalhos em Eventos | pt_BR |
| dc.identifier.license | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es). | pt_BR |
| dc.description.resumo | Examinando as relações entre a formação para o exercício da cidadania e o que tem sido incluído nas propostas curriculares das escolas, o presente ensaio analisa como tais relações se conectam com as teorias sobre a construção da personalidade moral, levando em consideração as descobertas recentes da neurociência. A fim de expor como se dá grande parte da abordagem escolar sobre condutas morais, valores e ética, apresentamos o conceito de currículo oculto e discutimos os conceitos fundamentais envolvidos na temática. Por fim, discutimos sobre o estabelecimento de estratégias escolares eficazes para a formação integral dos indivíduos. | pt_BR |
| dc.description.local | São Cristóvão | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Anais 2022 - XVI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ConstrucaoPersonalidadeMoralEscola.pdf | 152,22 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
