Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18952
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSeixas, Beattriz Guedes de-
dc.contributor.authorBiazotti, Rafaela Salemme Bolsarin-
dc.contributor.editorCharlot, Veleida Anahi Capua da Silva-
dc.contributor.editorCharlot, Bernard-
dc.date.accessioned2024-01-19T23:02:42Z-
dc.date.available2024-01-19T23:02:42Z-
dc.date.issued2022-09-
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18952-
dc.description.abstractExamining the relationship between training for the exercise of citizenship and what has been included in the curricular proposals of schools, this essay analyzes how this connects with theories about moral personality construction, taking into account the recent discoveries of neuroscience. In order to expose how occurs the most of the school approach about moral conduct, values and ethics, the concept of hidden curriculum is presented, in addition to presenting the fundamental concepts involved in the theme. Finally, we discuss the establishment of effective school strategies for the integral training of individuals.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)pt_BR
dc.relation.ispartofAnais do XVI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.subjectCurrículo ocultopor
dc.subjectEducação moralpor
dc.subjectÉticapor
dc.subjectMoral educationeng
dc.subjectHidden curriculumeng
dc.subjectEthiceng
dc.titleA construção da personalidade moral e a escola: uma reflexão sobre currículo oculto e educação moralpt_BR
dc.title.alternativeThe construction of moral personality and the school: a reflection about hidden curriculum and Moral Educationpor
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).pt_BR
dc.description.resumoExaminando as relações entre a formação para o exercício da cidadania e o que tem sido incluído nas propostas curriculares das escolas, o presente ensaio analisa como tais relações se conectam com as teorias sobre a construção da personalidade moral, levando em consideração as descobertas recentes da neurociência. A fim de expor como se dá grande parte da abordagem escolar sobre condutas morais, valores e ética, apresentamos o conceito de currículo oculto e discutimos os conceitos fundamentais envolvidos na temática. Por fim, discutimos sobre o estabelecimento de estratégias escolares eficazes para a formação integral dos indivíduos.pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece nas coleções:Anais 2022 - XVI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ConstrucaoPersonalidadeMoralEscola.pdf152,22 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.