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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18962
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título: | Humberto Maturana e Paulo Freire: diálogos sobre amorosidade no processo de ensino e aprendizagem das ciências |
Título(s) alternativo(s): | Humberto Maturana y Paulo Freire: diálogos sobre el amor en el proceso de enseñanza y aprendizaje de las ciencias |
Autor(es): | Almeida, Leonardo Ferreira de |
Data do documento: | Set-2022 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo promover reflexões sobre diálogos, entre o biólogo e epistemólogo chileno Humberto Maturana e o educador e pensador brasileiro Paulo Freire, acerca da amorosidade e sua importância para o processo de ensino e aprendizagem das ciências. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, partindo do entrelaçamento entre proposições presentes em importantes obras dos dois autores, além de contemplar discussões acerca da Biologia do Amor de Maturana e do conceito de amorosidade em Freire realizadas por relevantes produções acadêmicas nos campos da educação e do ensino. Pode-se considerar que, apesar de haver uma nítida distinção entre os autores no que tange o conceito de tolerância, a qual compreende um dos aspectos adjacentes para a concepção do amor como um artifício democrático e pedagógico, há uma congruência entre ambos na iniciativa de protagonizar a amorosidade no processo de ensino e aprendizagem, bem como uma afinidade de entender o ato educativo e o ato de ensinar ciências como, primordialmente, atitudes de reconhecimento de si e, ao mesmo tempo, de aceitação do outro, a serem desenvolvidos por educadores e educandos na prática da convivência, do diálogo e do respeito. |
Abstract: | Este artículo tiene como objetivo promover reflexiones sobre los diálogos entre el biólogo y epistemólogo chileno Humberto Maturana y el educador y pensador brasileño Paulo Freire, sobre el amor y su importancia para el proceso de enseñanza y aprendizaje de las ciencias. Para ello, se realizó una investigación bibliográfica, a partir del entrelazamiento de proposiciones presentes en importantes obras de los dos autores, además de contemplar discusiones sobre la Biología del amor de Maturana y el concepto de amorosidad en Freire realizadas por relevantes producciones académicas en el campos de la educación y de la enseñanza. Puede considerarse que, si bien existe una clara distinción entre los autores en cuanto al concepto de tolerancia, que comprende uno de los aspectos adyacentes para la concepción del amor como dispositivo democrático y pedagógico, existe una congruencia entre ambos en la iniciativa de desempeñar un papel protagónico en el amor en el proceso de enseñanza y aprendizaje, así como una afinidad por entender el acto educativo y el acto de enseñar ciencias como, ante todo, actitudes de autorreconocimiento y, al mismo tiempo, de aceptación del otro, a desarrollar por educadores y estudiantes en la práctica de la convivencia, el diálogo y el respeto. |
Palavras-chave: | Biologia Biologia do Amor Amorosidade Ensino e aprendizagem das ciências Biología del Amor Amorosidad Enseñanza y aprendizaje de las ciencias |
ISSN: | 1982-3657 |
Parte de : | Anais do XVI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade |
Idioma: | por |
Instituição/Editora: | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) |
Licença: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es). |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18962 |
Aparece nas coleções: | Anais 2022 - XVI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
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