Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18970
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorOliveira, Murilo Rangel-
dc.contributor.editorCharlot, Veleida Anahi Capua da Silva-
dc.contributor.editorCharlot, Bernard-
dc.date.accessioned2024-01-19T23:07:21Z-
dc.date.available2024-01-19T23:07:21Z-
dc.date.issued2022-09-
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18970-
dc.description.abstractStories of teachers who claim to be motivated and happy with their work are rare and go against the picture of discouragement about the profession that most report. In the midst of the current demotivating scenario, pressure and social demands are also present factors that undermine the mobilization of education professionals. However, from the observance of the Sociology of Improbable Success (BERGIER & XYPAS, 2013) we believe that the path of professional wellbeing is based on the gradual construction of the relationship with knowledge, based on the theory of B. Charlot (2000; 2001; 2005). ), and that it is possible to feel fulfilled being a teacher, reaching the point of becoming a Resilience Tutor, according to Cyrulnik (2004; 2005). The present work deals with the case of an unmotivated student who, along the way, found himself in the middle of the educational game that, finally, led him to professional sanction.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)pt_BR
dc.relation.ispartofAnais do XVI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.subjectNarrativapor
dc.subjectÊxito escolarpor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectNarrativeeng
dc.subjectSchool successeng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.titleEncontrando o sentido de ser um educador: a história de um estudante mediano que tornou-se professor tutor de resiliênciapt_BR
dc.title.alternativeFinding the meaning of being an educator: The story of an average student who became a resilience tutoreng
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).pt_BR
dc.description.resumoHistórias de professores que se afirmam motivados e felizes com o trabalho são raras e vão de encontro ao quadro de desânimo quanto à profissão que a maioria relata. Em meio ao atual cenário desmotivador, a pressão e a cobrança social também são fatores presentes que atuam minando a mobilização do profissional da educação. Porém a partir da observância da Sociologia do Êxito Improvável (BERGIER & XYPAS, 2013) acreditamos que o caminho do bem estar profissional está baseado na construção gradual da relação com o saber, a partir da teoria de B. Charlot (2000; 2001; 2005), e que é possível sentir-se realizado sendo professor, chegando ao ponto de tornar-se um Tutor de Resiliência, segundo a visão de Cyrulnik (2004; 2005). O presente trabalho versa sobre o caso de um estudante desmotivado que ao longo do caminho descobriu-se em meio ao jogo educacional que, por fim, o conduziu a sansão profissional.pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece en las colecciones: Anais 2022 - XVI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
EncontrandoSentidoSerEducador.pdf148,54 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.