Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18974
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLeppos, Denise Aparecida de Paulo Ribeiro-
dc.contributor.editorCharlot, Veleida Anahi Capua da Silva-
dc.contributor.editorCharlot, Bernard-
dc.date.accessioned2024-01-19T23:08:13Z-
dc.date.available2024-01-19T23:08:13Z-
dc.date.issued2022-09-
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18974-
dc.description.abstractEste artículo tiene como objetivo reflexionar sobre las prácticas de lectura para la formación del sujeto-bebé lector a partir de la literatura que trata los temas del feminismo y el antirracismo. Nos apoyaremos en investigaciones realizadas por investigadoras como Anete Abramowicz (1995), Josette Jolibert (1994), Fúlvia Rosemberg (1975/1996), Ana Lucia Faria (2005/2006), Andrea Moruzzi (2012/2017), Gabriela Tebet (2017) ), que se centró en los estudios de infancia en Brasil. Además de Eni Orlandi (1995), para abordar este posible silenciamiento respecto a la ausencia y/o poca presencia de libros de literatura feminista y antirracista dirigidos a los bebés. A partir de la lectura de estos textos, vislumbramos una respuesta a la siguiente pregunta general que guía el artículo: ¿por qué la práctica de la lectura, especialmente en lo que se refiere a los temas del feminismo y el antirracismo, en la primera infancia está relegada al silencio?spa
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)pt_BR
dc.relation.ispartofAnais do XVI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectBebê leitorpor
dc.subjectFeminismo e antirracismopor
dc.subjectLecturaspa
dc.subjectLector bebéspa
dc.subjectFeminismo y antirracismospa
dc.titlePráticas de leitura para a formação do sujeito-bebê leitor: a abordagem de temas feministas e antirracistas em crechespt_BR
dc.title.alternativePrácticas de lectura para la formación del sujeto-lector bebé: el abordaje de temáticas feministas y antirracistas en las guarderíasspa
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).pt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem como objetivo refletir sobre as práticas de leitura para a formação do sujeito-bebê leitor a partir de literaturas que versem sobre os temas feminismo e antirracismo. Apoiaremos-nos nas pesquisas realizadas por pesquisadoras como Anete Abramowicz (1995), Josette Jolibert (1994), Fúlvia Rosemberg (1975/1996), Ana Lucia Faria (2005/2006), Andrea Moruzzi (2012/2017), Gabriela Tebet (2017), as quais se debruçaram sobre os estudos da infância no Brasil. Além de Eni Orlandi (1995), para tratar desse possível silenciamento no que se refere a ausência e/ou a pouca presença de livros de literatura de cunho feminista e antirracista destinadas aos bebês. Vislumbramos, apoiados na leitura desses textos, a responder à seguinte questão geral e norteadora de artigo: por que a prática de leitura, sobretudo no que tange aos temas feminismo e antirracismo, na primeira infância é relegada ao silêncio?pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece nas coleções:Anais 2022 - XVI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PraticasLeituraFormacaoSujeitoBebeLeitor.pdf142,92 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.