Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18976
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorEstrela, Sineide Cerqueira-
dc.contributor.authorAndrade, Maria Eurácia Barreto de-
dc.contributor.editorCharlot, Veleida Anahi Capua da Silva-
dc.contributor.editorCharlot, Bernard-
dc.date.accessioned2024-01-19T23:08:43Z-
dc.date.available2024-01-19T23:08:43Z-
dc.date.issued2022-09-
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18976-
dc.description.abstractThis article is based on a part of a broader research entitled “Literacy, Training and Organization of Pedagogical Work: intertwining challenges and possibilities in the cycle”, linked to the Carolina Maria de Jesus Nucleus: research and extension in Popular Education, Agroecology and Literacy from the Working Class, from the Teacher Training Center (CFP), from the Federal University of Recôncavo da Bahia (UFRB). It aims to identify the formative trajectory of literacy teachers and their perceptions about the training carried out in the context of the Pacto Bahia and Pnaic programs, in addition, it aims to understand the impacts of the training actions carried out as an intervention action by the researchers. In the methodological scope, the research is based on the qualitative approach, having as data production devices the participant observation and the semi-structured interview. The results reaffirm the need to guarantee space for continuing education, since the training actions carried out allowed greater autonomy for the teachers, as the need for teachers to research their own practices was provoked in order to seek an answer to the challenges posed daily.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)pt_BR
dc.relation.ispartofAnais do XVI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectFormação continuadapor
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.subjectLiteracyeng
dc.subjectContinuing educationeng
dc.subjectPedagogical practiceseng
dc.titleFormação continuada do professor: a reflexão como elemento da transformação das práticas pedagógicaspt_BR
dc.title.alternativeContinuing teacher education: reflection as an element in the transformation of pedagogical practiceseng
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).pt_BR
dc.description.resumoEste artigo se funda como o recorte de uma pesquisa mais ampla, intitulada “Alfabetização, Formação e Organização do Trabalho Pedagógico: entrelaçando desafios e possibilidades no ciclo”, vinculada ao Núcleo Carolina Maria de Jesus: pesquisa e extensão em Educação Popular, Agroecologia e Alfabetização da Classe Trabalhadora, do Centro de formação de Professores (CFP), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Objetiva identificar a trajetória formativa das professoras alfabetizadoras e suas percepções sobre as formações realizadas no contexto dos programas Pacto Bahia e PNAIC, além disso, visa perceber os impactos das ações formativas realizadas como ação interventiva pelas pesquisadoras. No âmbito metodológico, a pesquisa se fundamenta na abordagem qualitativa, tendo como dispositivos de produção de dados a observação participante e a entrevista semiestruturada. Os resultados reafirmam a necessidade de garantir espaço para formação continuada, uma vez que as ações formativas realizadas, possibilitaram maior autonomia das docentes por ter sido provocada a necessidade das professoras pesquisarem suas próprias práticas de modo a buscar resposta aos desafios postos cotidianamente.pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece nas coleções:Anais 2022 - XVI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FormacaoContinuadaProfessorReflexao.pdf149,66 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.