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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Valdenice Araújo Santos-
dc.contributor.editorCharlot, Veleida Anahi Capua da Silva-
dc.contributor.editorCharlot, Bernard-
dc.date.accessioned2024-01-19T23:10:28Z-
dc.date.available2024-01-19T23:10:28Z-
dc.date.issued2022-09-
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18979-
dc.description.abstractThis qualitative article aims to present some challenges faced by Vocational and Technological Education (EPT) in technical education - whose audience is mostly young due to the nature of the courses, to analyze the vision of education and work by industrialists in contrast to a teaching focused on the integrality of the human being and its de-alienation from the system when discussing the maladjustments of the prevailing system of capital, as well as the implication of the Covid 19 pandemic on the teaching of EPT and consequently on the world of work. To this end, a bibliographical and exploratory research was carried out, whose authors from the educational field and political science report the work of youth, Professional and Technological Education in its essence and its presuppositions of an education aimed at the emancipation of the subjects. It notes that despite the conduct of the capitalist system on education and work, there are significant achievements and facts coming from the EPT, especially from the Federal Institute of Sergipe (Aracaju campus) contributing to the transformation of society through teaching in favor of the human being.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)pt_BR
dc.relation.ispartofAnais do XVI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.subjectEducação profissional e tecnológicapor
dc.subjectJuventudepor
dc.subjectPandemiapor
dc.subjectVocational and technological educationeng
dc.subjectYoutheng
dc.subjectPandemiceng
dc.titleA formação dos jovens para o mundo do trabalho na educação profissional e tecnológica: desafios e conquistas frente ao sistema capitalista e a pandemiapt_BR
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo de cunho qualitativo tem o objetivo de apresentar alguns desafios enfrentados pela Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no ensino técnico - cujo público é majoritariamente jovem devido a natureza dos curso, de analisar a visão da educação e do trabalho pelos industriais em contraposição a um ensino voltado para a integralidade do ser humano e de sua desalienação do sistema ao discorrer os desajustes do sistema prevalente do capital, bem como a implicação da pandemia do Covid 19 sobre o ensino da EPT e consequentemente ao mundo do trabalho. Para tal foi feita uma pesquisa bibliográfica e exploratória cujos autores do campo educacional e da ciência política relatam o trabalho da juventude, a Educação Profissional e Tecnológica na sua essência e seus pressupostos de uma educação voltada para a emancipação dos sujeitos. Constata que apesar da condução do sistema capitalista sobre a educação e o trabalho, há conquistas e fatos significativos vindos da EPT, especialmente do Instituto Federal de Sergipe (campus Aracaju) contribuindo para a transformação da sociedade através do ensino em favor do ser humano.pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece nas coleções:Anais 2022 - XVI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

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