Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18982
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título: | O uso de filmes na formação de professores, como dispositivo de reflexão sobre a cultura da violência, em busca da construção da cultura de paz |
Título(s) alternativo(s): | El uso del cine en la formación de profesores, como dispositivo de reflexión sobre la cultura de la violencia, en la búsqueda de la construcción de la cultura de la paz |
Autor(es): | Lima, Luis Eduardo Pina |
Data do documento: | Set-2022 |
Resumo: | Este artigo encontra-se inserido no campo metodológico do ensino da História do Tempo Presente e tem por objetivo analisar a utilização de filmes, em um curso de formação de professores, como dispositivo de reflexão sobre a cultura da violência em busca da construção de uma cultura de paz. Com base em referenciais teóricos como: Ferro (1992), Jung (2000), Morin (2006 a e b), Delors (2003) e Guzmán (2005), emboça-se a seguinte metodologia: 1. Diferenciação entre cultura da violência e cultura de paz. 2. Reflexão sobre a História do Tempo Presente de uma sociedade construída sob estigma da violência, 3. Análise do material selecionado: dois filmes de ficção relacionado com a sociedade estudada, que introduza os alunos e alunas na temática proposta, 4. Análise de documentários que desenvolvam o tema e conduzam os alunos e alunas a uma reflexão pessoal, 5. Realização de uma atividade didática que aprofunde o tema e 6. Planejamento de estratégias e ações, pessoais e comunitárias, voltadas à construção de uma cultura de paz. Conclui-se que precisamos reaprender o exercício da nossa humanidade, desenvolvendo atitudes empáticas e solidárias que fortaleçam a construção de uma cultura de paz duradoura. |
Abstract: | Este artículo se inserta en el campo metodológico de la enseñanza de la Historia del Tiempo Presente y tiene como objetivo analizar el uso de las películas, en un curso de formación del profesorado, como un dispositivo de reflexión sobre la cultura de la violencia en búsqueda de la construcción de una cultura de paz. El referencial teórico es: Ferro (1992), Jung (2000), Morin (2006 a e b), Delors (2003) e Guznán (2005). La metodología es: 1. Diferenciación entre la cultura de la violencia e la cultura de la paz. 2. Identificación de la historia del tiempo actual de una sociedad construida bajo el estigma de la violencia, 3. Análisis de 2 películas de ficción relacionada con la sociedad estudiada, que introduzca a los (as) estudiantes en el tema propuesto, 4. Análisis de documentales que desarrollen el tema y lleven a los (as) estudiantes a una reflexión personal, 5. Realizar una actividad didáctica que profundice el tema y 6. Planteamiento de estrategias y acciones. Se concluye que tenemos que volver a aprender el ejercicio de nuestra humanidad, desarrollando actitudes empáticas y solidarias que fortalezcan la construcción de una cultura de paz duradera. |
Palavras-chave: | Ensino de história Filmes Cultura de paz Enseñanza de la historia Películas |
ISSN: | 1982-3657 |
Parte de : | Anais do XVI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade |
Idioma: | por |
Instituição/Editora: | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) |
Licença: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es). |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18982 |
Aparece nas coleções: | Anais 2022 - XVI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
UsoFilmesFormacaoProfessores.pdf | 154,17 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.