Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18992
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Giovanna Santos da | - |
dc.contributor.author | Camargo, Erica | - |
dc.contributor.author | Conceição, Louise Carvalho da | - |
dc.contributor.editor | Charlot, Veleida Anahi Capua da Silva | - |
dc.contributor.editor | Charlot, Bernard | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-19T23:13:59Z | - |
dc.date.available | 2024-01-19T23:13:59Z | - |
dc.date.issued | 2022-09 | - |
dc.identifier.issn | 1982-3657 | - |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18992 | - |
dc.description.abstract | Este estudio tuvo como objetivo describir el proceso de elaboración de un material escolar rutinario utilizando la Comunicación Alternativa y Ampliada (CAA), para la inclusión escolar de personas con Necesidades Complejas de Comunicación (NCC). Su presupuesto teórico es la perspectiva históricocultural de Vygotsky, y se configura como un estudio cualitativo de tipo descriptivo, desarrollado a partir de un perfil de un estudiante del 4to año de la Enseñanza Básica de una escuela regular, con Trastorno del Espectro Autista (TEA ) que presenta NCC. El estudio siguió un proceso sistemático, a través de las etapas de evaluación de las necesidades comunicativas e interaccionales, separación de categorías temáticas según el contexto escolar, selección de pictogramas, organización del tablero de comunicación y evaluación del material de CAA elaborado. A través de este proceso, fue posible concluir que un material escolar de rutina debe atender las necesidades específicas del sujeto, y que los recursos de CAA son herramientas importantes en el proceso de inclusión escolar de las personas con NCC, posibilitando su comunicación, interacción entre pares y el equipo escolar y su autonomía. | spa |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Anais do XVI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade | pt_BR |
dc.subject | Comunicação alternativa e ampliada | por |
dc.subject | Pessoas com necessidades complexas de comunicação | por |
dc.subject | Inclusão escolar | por |
dc.subject | Comunicación alternativa y ampliada | spa |
dc.subject | Personas con necesidades comunicativas complejas | spa |
dc.subject | Inclusión escolar | spa |
dc.title | Processo de elaboração de rotina escolar utilizando a comunicação alternativa e ampliada para pessoas com necessidades complexas de comunicação | pt_BR |
dc.title.alternative | Proceso de elaboración de rutinas escolares usando comunicación alternativa y ampliada para personas con necesidades comunicativas complejas | spa |
dc.type | Trabalhos em Eventos | pt_BR |
dc.identifier.license | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es). | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo teve como objetivo descrever o processo de desenvolvimento de um material de rotina escolar utilizando a Comunicação Alternativa e Ampliada, para a inclusão escolar de pessoas com Necessidades Complexas de Comunicação. Tem como pressuposto teórico a perspectiva histórico-cultural de Vigotski. Configura-se como um estudo qualitativo do tipo descritivo, desenvolvido a partir de um perfil de um aluno do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola regular, com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) que apresenta Necessidades Complexas de Comunicação. O estudo apresenta um processo sistemático, através das etapas de avaliação das necessidades comunicativas e interacionais, separação de categorias temáticas de acordo com o contexto escolar, seleção dos pictogramas, organização da prancha de comunicação, e a avaliação do material de Comunicação Alternativa. Conclui-se que ao montar um material de rotina escolar às necessidades específicas do aluno devem ser atendidas; os recursos de Comunicação Alternativa são importantes ferramentas no processo de inclusão escolar das pessoas com Necessidades Complexas de Comunicação, possibilitando a sua comunicação, a interação entre os pares e a equipe escolar, a participação e autonomia. | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Anais 2022 - XVI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ProcessoElaboracaoRotinaEscolar.pdf | 444,15 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.