Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18996
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título : | Revisão sistemática sobre a inclusão no ensino superior de alunos com deficiência |
Otros títulos : | Systematic review on the inclusion of students with disabilities in higher education |
Autor : | Souza, Francieli Machado Sebastiany, Eduardo Gabriel Sanfelice, Gustavo Roese |
Fecha de publicación : | sep-2022 |
Resumen: | A temática da inclusão tem se mostrado uma pauta social pertinente recentemente, inclusive no campo da legislação brasileira que reestabeleceu nos últimos anos as medidas para o processo de inclusão no ensino superior do país. O presente artigo tem por objetivo analisar como a inclusão dos alunos com deficiência de ensino superior é abordada e investigada por outros autores. Trata-se de uma pesquisa de revisão sistemática de teses e dissertações da última década, as quais passaram pela análise de conteúdo e foram agrupadas em duas categorias: Políticas Públicas e Ações Inclusivas; e Barreiras Atitudinais. Foi possível perceber que apesar das instituições de ensino estarem em conformidade com a lei, há outros fatores envolvidos, como os atitudinais, que acabam sendo empecilhos maiores para as práticas inclusivas no nível superior de ensino. |
Resumen : | The theme of inclusion has recently been a pertinent social agenda, including in the field of Brazilian legislation, which in the last years has reestablished measures for the process of inclusion in higher education in the country. The present manuscript aims to analyze how the inclusion of students with disabilities in higher education is approached and investigated by other authors. This manuscript is a systematic review of theses and dissertations from the last decade, which underwent content analysis and were grouped into two categories: Public Policies and Inclusive Actions; and Attitudinal Barriers. It was possible to perceive that although the educational institutions are in accordance with the law, there are other factors involved, such as attitudinal ones, which end up being greater obstacles to the inclusive practices in higher education level. |
Palabras clave : | Pessoa com deficiência Ensino superior Inclusão Person with disability Higher education Inclusion |
ISSN : | 1982-3657 |
Es parte de: | Anais do XVI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade |
Idioma : | por |
Institución / Editorial : | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) |
License: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es). |
URI : | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18996 |
Aparece en las colecciones: | Anais 2022 - XVI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
RevisaoSistematicaInclusoEnsinoSuperior.pdf | 147,53 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.