Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19003
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMonteiro, Hellen Caroline Valdez-
dc.contributor.editorCharlot, Veleida Anahi Capua da Silva-
dc.contributor.editorCharlot, Bernard-
dc.date.accessioned2024-01-19T23:16:21Z-
dc.date.available2024-01-19T23:16:21Z-
dc.date.issued2022-09-
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19003-
dc.description.abstractThis paper aims to point out some challenges to pedagogical work with 1st year classes of elementary school in Campo Grande-MS, in the Municipal Education Secretary of the municipality, in view of the evaluation model in the form of "diagnostics". We initially seek the philosophical conceptions of historical-critical pedagogy in Saviani (1999, 2005, 2013) and Soares's contributions (2004, 2009) on the recurrent criticisms of the theories, methods and concept of literacy. To illustrate these problems, we used critical analysis of the skill tables to be evaluated for this phase of literacy, from 2016 to 2019, which is required in the spreadsheet format of the regent teachers. We conclude with reflections about the conception of the world according to Gramsci (1978) and the function of knowledge as an instrument for the working class to build its own conception of the world, contrary to the determinations of neoproducitive pedagogy, which evaluates skills and abilities through state action.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)pt_BR
dc.relation.ispartofAnais do XVI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.subjectPedagogia histórico-críticapor
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectHistorical-critical pedagogyeng
dc.subjectLiteracyeng
dc.subjectEvaluationeng
dc.titleAvaliação na alfabetização em Campo Grande-MS (2016-2019)pt_BR
dc.title.alternativeLiteracy assessment in Campo Grande-MS (2016-2019)por
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo visa apontar alguns desafios ao trabalho pedagógico com turmas de 1º ano do Ensino Fundamental em Campo Grande-MS, na Rede Municipal de Educação do município, tendo em vista o modelo de avaliação no formato de “diagnósticas”. Para tanto, busca-se inicialmente nas concepções filosóficas da pedagogia histórico-crítica em Saviani (1999, 2005, 2013) e as contribuições de Soares (2004, 2009) sobre as recorrentes críticas às teorias e métodos para a alfabetização e o conceito de letramento. Utiliza-se para ilustrar tais problemáticas, análise crítica dos quadros de habilidades a serem avaliadas para esta fase da alfabetização, desde 2016 a 2019 que é exigido em formato de planilha dos professores regentes. Finaliza-se com reflexões acerca de concepção de mundo segundo Gramsci (1978) e a função do porte do conhecimento enquanto instrumento para a classe trabalhadora construir sua própria concepção de mundo em revelia das determinações da pedagogia neoprodutivista, que avalia competências e habilidades por meio da ação estatal.pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece nas coleções:Anais 2022 - XVI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AvaliacaoAlfabetizacaoCampoGrande.pdf148,36 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.