Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19043
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Raquel Borges de-
dc.date.accessioned2024-02-07T15:44:01Z-
dc.date.available2024-02-07T15:44:01Z-
dc.date.issued2023-10-06-
dc.identifier.citationSOUZA, Raquel Borges de. Produção de fotografias alternativas em uma perspectiva contextualizada recurso eletrônico: uma proposta didática para o ensino de química. 2023. 57 f. TCC (Graduação em Química) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, SE, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19043-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEnsino de químicapor
dc.subjectAntotipiapor
dc.subjectFotografiapor
dc.subjectPigmentospor
dc.titleProdução de fotografias alternativas em uma perspectiva contextualizada : uma proposta didática para o ensino de químicapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Mello, Heloísa de-
dc.description.resumoPesquisas realizadas na área de Educação em Ciências, enfatizam acerca da necessidade de promover a contextualização durante as aulas de química, visando uma aprendizagem com foco na formação cidadã dos alunos. Umas das formas pelas quais a contextualização pode ser inserida nas escolas é partindo do contexto dos discentes. Dessa forma, a produção de fotografias alternativas por meio da técnica “antotipia” é uma temática que promove a inserção da contextualização no ambiente escolar, possibilitando a discussão da química por trás desse método fotográfico, considerado o mais sustentável em comparação aos outros. Assim, essa pesquisa de cunho qualitativo teve como objetivo investigar as relações que alunos de uma turma do 3º do Ensino Médio fazem com a Química e a fotografia a partir da produção de antotipias, bem como analisar a compreensão deles acerca dos processos envolvidos nessa técnica. Como resultado, observou-se que inicialmente os alunos apresentaram dificuldades em perceber a presença da química nas antotipias. Além disso, notou-se que as atividades desenvolvidas durante a pesquisa, especialmente a experimentação, os auxiliou na compreensão dos conteúdos químicos de forma mais aprofundada, enfatizando a sua importância para o Ensino de Química.pt_BR
dc.publisher.departmentDQCI - Departamento de Química – Itabaiana - Presencialpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localItabaiana-SEpt_BR
Aparece nas coleções:Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Raquel_Borges_Souza.pdf1,05 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.