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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19153
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Santos, Caroline Oliveira dos | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-21T11:02:10Z | - |
dc.date.available | 2024-02-21T11:02:10Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-29 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Caroline Oliveira dos. Sintomas vocais de professores de metodologia ativa no início e durante as aulas remotas emergenciais devido a pandemia da Covid-19. Lagarto, 2022. Monografia (Graduação em Fonoaudiologia) - Departamento de Fonoaudiologia, Universidade Federal de Sergipe, Lagarto, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19153 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Fonoaudiologia | por |
dc.subject | Voz | por |
dc.subject | Professores universitários | por |
dc.subject | Aprendizagem baseada em problemas | por |
dc.subject | Ensino | por |
dc.subject | Distúrbios da voz | por |
dc.subject | COVID-19, Pandemia de, 2020- | por |
dc.title | Sintomas vocais de professores de metodologia ativa no início e durante as aulas remotas emergenciais devido a pandemia da Covid-19 | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Pellicani, Ariane Damasceno | - |
dc.description.resumo | Objetivo: Verificar a existência de sintomas vocais em professores de metodologia ativa no início e durante as aulas remotas emergenciais na pandemia da Covid-19. Metodologia: Trata se de um estudo primário, analítico, observacional, transversal, com abordagem quantitativa do tipo descritiva e comparativa. Participaram 39 professores de uma universidade federal, pertencentes a campis com uso exclusivo de metodologia ativa. Através de um formulário eletrônico os participantes responderam sobre o uso vocal no ensino remoto. Foram aplicados no intuito de verificar a inclusão na amostra um questionário de anamnese e os seguintes instrumentos: Índice de Triagem do Distúrbio de Voz (ITDV), o Índice de Fadiga Vocal (IFV) e Autopercepção da duração dos sintomas da fadiga. Foram utilizados o Teste Mann-Whitney, Teste de Chi-quadrado e Teste t- de Student. Resultados: O ITDV não foi positivo para a presença distúrbios vocais nos professores, porém no início e durante as aulas remotas apresentaram fadiga e limitação vocal, desconforto físico associado à voz e dificuldade na recuperação vocal, domínios pertencentes ao IFV. Durante as aulas, o domínio fadiga e restrição foi prevalente. Também apresentaram percepção de maior duração para os seguintes sintomas: garganta seca, dor e tensão em ombros e pescoço, tosse e pigarro para limpar a garganta, além de sensação de corpo cansado no uso da voz. Conclusão: Professores universitários de metodologia ativa apresentaram sintomas vocais de fadiga vocal no início e durante as aulas remotas emergências com maior percepção de garganta seca, dor e tensão em ombros e pescoço, tosse e pigarro para limpar a garganta, além de sensação de corpo cansado no uso da voz. | pt_BR |
dc.publisher.department | DFOL - Departamento de Fonoaudiologia – Lagarto - Presencial | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe (UFS) | pt_BR |
dc.description.local | Lagarto | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Fonoaudiologia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Caroline_Oliveira_dos_Santos_TCC.pdf | 639,52 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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