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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Caroline Oliveira dos-
dc.date.accessioned2024-02-21T11:02:10Z-
dc.date.available2024-02-21T11:02:10Z-
dc.date.issued2022-07-29-
dc.identifier.citationSANTOS, Caroline Oliveira dos. Sintomas vocais de professores de metodologia ativa no início e durante as aulas remotas emergenciais devido a pandemia da Covid-19. Lagarto, 2022. Monografia (Graduação em Fonoaudiologia) - Departamento de Fonoaudiologia, Universidade Federal de Sergipe, Lagarto, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19153-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectFonoaudiologiapor
dc.subjectVozpor
dc.subjectProfessores universitáriospor
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectDistúrbios da vozpor
dc.subjectCOVID-19, Pandemia de, 2020-por
dc.titleSintomas vocais de professores de metodologia ativa no início e durante as aulas remotas emergenciais devido a pandemia da Covid-19pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Pellicani, Ariane Damasceno-
dc.description.resumoObjetivo: Verificar a existência de sintomas vocais em professores de metodologia ativa no início e durante as aulas remotas emergenciais na pandemia da Covid-19. Metodologia: Trata se de um estudo primário, analítico, observacional, transversal, com abordagem quantitativa do tipo descritiva e comparativa. Participaram 39 professores de uma universidade federal, pertencentes a campis com uso exclusivo de metodologia ativa. Através de um formulário eletrônico os participantes responderam sobre o uso vocal no ensino remoto. Foram aplicados no intuito de verificar a inclusão na amostra um questionário de anamnese e os seguintes instrumentos: Índice de Triagem do Distúrbio de Voz (ITDV), o Índice de Fadiga Vocal (IFV) e Autopercepção da duração dos sintomas da fadiga. Foram utilizados o Teste Mann-Whitney, Teste de Chi-quadrado e Teste t- de Student. Resultados: O ITDV não foi positivo para a presença distúrbios vocais nos professores, porém no início e durante as aulas remotas apresentaram fadiga e limitação vocal, desconforto físico associado à voz e dificuldade na recuperação vocal, domínios pertencentes ao IFV. Durante as aulas, o domínio fadiga e restrição foi prevalente. Também apresentaram percepção de maior duração para os seguintes sintomas: garganta seca, dor e tensão em ombros e pescoço, tosse e pigarro para limpar a garganta, além de sensação de corpo cansado no uso da voz. Conclusão: Professores universitários de metodologia ativa apresentaram sintomas vocais de fadiga vocal no início e durante as aulas remotas emergências com maior percepção de garganta seca, dor e tensão em ombros e pescoço, tosse e pigarro para limpar a garganta, além de sensação de corpo cansado no uso da voz.pt_BR
dc.publisher.departmentDFOL - Departamento de Fonoaudiologia – Lagarto - Presencialpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localLagartopt_BR
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