Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19169
Tipo de Documento: Monografia
Título: Relação entre as habilidades paralinguísticas de crianças com TEA e a qualidade de vida dos principais cuidadores
Autor(es): Silva. Evelyn Ruth Araújo da
Data do documento: 27-Jun-2022
Orientador: Carlino, Fabiana Cristina
Resumo: Objetivo: Descrever a correlação entre as consequências referentes à linguagem no TEA e o bem estar físico, psicológico e emocional do indivíduo que auxilia nas atividades diárias infantis. Metodologia: Pesquisa é um estudo de caso múltiplo, com análise descritiva. Participaram do estudo duas crianças de ambos os sexos, entre 6 e 9 anos de idade, com diagnóstico de TEA e seus cuidadores. As avaliações aconteceram em quatro momentos, em local e horário previamente agendado. Os participantes foram escolhidos aleatoriamente na lista de espera para atendimento na clínica de linguagem infantil, e como critérios de exclusão não participaram do estudo as crianças sem oralidade e que não colaboravam com a aplicação dos testes. A interpretação dos dados coletados ocorreu a partir das causas da problemática, se estão totalmente comprometidas e suas implicações, de forma descritiva. Resultados: A pesquisa identificou comprometimento na prosódia linguística e emocional, com maior déficit em relação à emocional na criança do sexo masculino e na metáfora na criança do sexo feminino, no entanto maior impacto na qualidade de vida do cuidador da criança do sexo masculino. Conclusão: Desta forma o estudo concluiu que a redução da qualidade de vida nos cuidadores pode está relacionada com as habilidades paralinguísticas.
Abstract: Objective: To describe the correlation between the consequences related to language in ASD and the physical, psychological and emotional well-being of the individual who assists in children's daily activities. Methodology: Research is a multiple case study, with descriptive analysis. Two children of both sexes, between 6 and 9 years old, diagnosed with ASD and their caregivers participated in the study. The evaluations took place in four moments, in a previously scheduled place and time. The participants were randomly chosen from the waiting list for care at the children's language clinic, and as exclusion criteria did not participate in the study children without orality and who did not collaborate with the application of the tests. The interpretation of the collected data occurred from the causes of the problem, if they are totally compromised and their implications, in a descriptive way. Results: The research identified impairment in linguistic and emotional prosody, with a greater deficit in relation to emotional prosody in the male child and in metaphor in the female child, however, a greater impact on the quality of life of the male child's caregiver.Conclusion: Thus, the study concluded that the reduction in the quality of life of caregivers may be related to paralinguistic skills.
Objetivo: Describir la correlación entre las consecuencias relacionadas con el lenguaje en los TEA y el bienestar físico, psicológico y emocional del individuo que asiste en las actividades diarias de los niños. Metodología: Investigación es un estudio de caso múltiple, con análisis descriptivo. Participaron del estudio dos niños de ambos sexos, entre 6 y 9 años, diagnosticados con TEA y sus cuidadores. Las evaluaciones se realizaron en cuatro momentos, en un lugar y horario previamente programado. Los participantes fueron elegidos aleatoriamente de la lista de espera para la asistencia a la clínica de lenguaje infantil, y como criterio de exclusión, los niños sin oralidad y que no colaboraron con la aplicación de las pruebas no participaron en el estudio. La interpretación de los datos recolectados ocurrió a partir de las causas del problema, si están totalmente comprometidos y sus implicaciones, de forma descriptiva. Resultados: La investigación identificó afectación en la prosodia lingüística y emocional, con mayor déficit en relación a la prosodia emocional en el niño varón y en la metáfora en la niña, sin embargo, mayor impacto en la calidad de vida del cuidador del niño varón. Conclusión: Así, el estudio concluyó que la reducción en la calidad de vida de los cuidadores puede estar relacionada con las habilidades paralingüísticas.
Palavras-chave: Fonoaudiologia
Crianças
Linguagem
Cuidadores
Neurociências
Qualidade de vida
Autismo em crianças
Linguagem infantil
Transtorno do Espectro Autista
Child
Caregivers
Children's language
Neurosciences
Quality of life
Autism Spectrum Disorder
Niño
Cuidadores
Lenguaje infantil
Neurociencias
Calidad de vida
Desorden del espectro autista
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: DFOL - Departamento de Fonoaudiologia – Lagarto - Presencial
Citação: SILVA. Evelyn Ruth Araújo da. Relação entre as habilidades paralinguísticas de crianças com TEA e a qualidade de vida dos principais cuidadores. Lagarto, 2022. Monografia (Graduação em Fonoaudiologia) - Departamento de Fonoaudiologia, Universidade Federal de Sergipe, Lagarto, 2022.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19169
Aparece nas coleções:Fonoaudiologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Evelyn_Ruth_Araújo_da_Silva_TCC.pdf359,66 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.