Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19182
Tipo de Documento: Dissertação
Título: Luz, câmera, emoção: um encontro com “Tito e os pássaros”
Autor(es): Silva, João Victor Torres da
Data do documento: 25-Ago-2023
Orientador: Melo, Marcos Ribeiro de
Resumo: Por entre ângulos, sequências e cenas, esta pesquisa acompanha a história do menino Tito, protagonista da animação brasileira “Tito e os pássaros” (2019), que junto com os seus dois melhores amigos, Sara e Buiu, vivem uma jornada de aventura para descobrir a cura para uma estranha epidemia que transforma todos que sentem medo em pedra. As personagens vivem em uma sociedade, que assim como a nossa, vive uma atmosfera caótica, de instabilidades e adoecimento. Nesse sentido, o estudo se pauta em como a narrativa fílmica, sob o olhar do menino Tito, ajuda-nos a pensar sobre o uso das imagens e das emoções como forma de controle social? Para a produção de dados, o estudo se inspirou na etnografia de tela, postura metodológica que inquieta nossos olhares amansados, construindo desaprendizagens sobre aquilo que tomamos como “natural”, localizando outras possibilidades de posicionamento, adentrando outros espaços, outras reflexões, forjando outras formas de olhar a nossa volta; fugindo das imagens-clichês, palavras de ordem e de uma super-obediência.
Abstract: Through angles, sequences and scenes, this research accompanies the story of the boy Tito, protagonist of the Brazilian animation “Tito and the birds” (2019), who, together with his two best friends, Sara and Buiu, live an adventure journey to discover the cure for a strange epidemic that turns everyone who feels fear to stone. The characters live in a society that, like ours, lives in a chaotic atmosphere, of instabilities and illness. In this sense, the study is based on how the filmic narrative, under the eyes of the boy Tito, helps us to think about the use of images and emotions as a form of social control? For the production of data, the study was inspired by screen ethnography, a methodological posture that unsettles our tamed eyes, building unlearning about what we take as “natural”, locating other possibilities of positioning, entering other spaces, other reflections, forging other forms to look around us; running away from cliché-images, watchwords and super-obedience.
Palavras-chave: Cinema
Infância
Emoções
Medo na arte
Obediência
Tito e os pássaros
Imagem
Tito and the birds
Childhood
Emotion
Image
área CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação Interdisciplinar em Cinema
Citação: SILVA, João Victor Torres da. Luz, câmera, emoção: um encontro com “Tito e os pássaros”. 2023. 104 f. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Cinema e Narrativas Sociais) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19182
Aparece nas coleções:Mestrado Interdisciplinar em Cinema e Narrativas Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOAO_VICTOR_TORRES_SILVA.pdf34,06 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.