Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19214
Tipo de Documento: Monografia
Título: Dislexia e o uso do p300: uma revisão de literatura
Autor(es): Silva, Vitoria Maria Santos
Data do documento: 7-Jul-2022
Orientador: Cruz, Pablo Jordão Alcântara
Resumo: Introdução: Indivíduos que são portadores de dislexia podem apresentar atraso no desenvolvimento das habilidades auditivas, o que pode interferir no processo de aprendizagem. Alterações no processamento auditivo podem causar dificuldades na aprendizagem escolar. O P300 é um Potencial Evocado Auditivo de Longa Latência (PEALL) que contempla especialmente estruturas responsáveis pela discriminação, integração e atenção do cérebro ao som apresentado. Dessa forma, ele é aplicado para constatar alterações neurais do processamento sequencial de informações auditivas, memória instantânea e/ou tomada de decisões. Objetivo: Realizar uma revisão de literatura sobre os principais achados do uso do P300 em casos de pacientes com dislexia. Método: Revisão de literatura sobre o tema Dislexia e P300, sendo usada a estratégia PICO para construção da pergunta norteadora: Quais os principais achados a respeito do uso do potencial cognitivo P300 em pacientes com dislexia? Resultados: Esses artigos trazem uma diferença significante da medida dos potenciais evocados auditivos cognitivos no componente N2 e P3 que se mostrou mais curta no grupo com dislexia e de menor amplitude. Conclusão: Os indivíduos com dislexia apresentaram desempenho abaixo do padrão de normalidade no Potencial Cognitivo - P300. O componente N2 e P3 se mostraram mais curto no grupo com dislexia e apresentaram também uma menor amplitude. Houve indícios de associação de déficits funcionais das habilidades auditivas em disléxicos.
Palavras-chave: Fonoaudiologia
Dislexia
Leitura
Escrita
Potencial evocado P300
Leitura e escrita
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: DFOL - Departamento de Fonoaudiologia – Lagarto - Presencial
Citação: SILVA, Vitoria Maria Santos. Dislexia e o uso do p300: uma revisão de literatura. Lagarto, 2022. Monografia (Graduação em Fonoaudiologia) - Departamento de Fonoaudiologia, Universidade Federal de Sergipe, Lagarto, 2022.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19214
Aparece nas coleções:Fonoaudiologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vitória_Maria_Santos_Silva_TCC.pdf105,84 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.