Use este identificador para citar ou linkar para este item:
                
    
    https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19242| Tipo de Documento: | Monografia | 
| Título: | Relações de gênero na educação física : revisão sistemática a partir de periódicos científicos da educação física brasileira | 
| Autor(es): | Ribeiro, Sara Lopes | 
| Data do documento: | 6-Out-2023 | 
| Orientador: | Mezzaroba, Cristiano | 
| Resumo: | A pesquisa apresenta um estudo realizado sobre os conflitos que envolvem as relações de gênero nas aulas de Educação Física. Considerado como um estudo do tipo revisão sistemática, com caráter descritivo-exploratório e de abordagem qualitativa, os dados foram coletados nos sites das revistas de Educação Física brasileira com qualificação Qualis/CAPES de A1 a B2, no qual totalizamos 10 (dez) revistas selecionadas (Motrivivência, Movimento, Pensar a Prática, Revista Brasileira de EF e Esporte/USP, Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Motriz, Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano, Revista Brasileira de Ciência e Movimento/UCB e Revista Licere/UFMG). O objetivo da pesquisa foi analisar as ações pedagógicas de professores de Educação Física para mediar conflitos relacionados às questões de gênero no contexto escolar. A amostra final de artigos selecionados para a amostra de dados, teve um total de 27 textos. Destacamos as revistas que mais publicaram sobre a temática, que foram a Motrivivência (UFSC) e a Movimento (UFRGS). É importante salientar que o conflito com relação a “agressividade” dos meninos, e a falta de habilidade das meninas durante a prática das aulas mistas, tiveram destaque nos artigos. Vale ressaltar que, não foi identificado ações pedagógicas operacionalizadas para todos os conflitos encontrados. | 
| Palavras-chave: | Educação física Ensino superior (UFS) Gênero Resolução de conflitos Didática Ensino e aprendizagem | 
| área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM::ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA | 
| Idioma: | por | 
| Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) | 
| Departamento: | DEF - Departamento de Educação Física – São Cristóvão - Presencial | 
| Citação: | Ribeiro, Sara Lopes. Relações de gênero na educação física : revisão sistemática a partir de periódicos científicos da educação física brasileira. São Cristóvão, 2023. Monografia (licenciatura em Educação Física) – Departamento de Educação Física, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2023 | 
| URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19242 | 
| Aparece nas coleções: | Educação Física | 
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Sara_Lopes_Ribeiro.pdf | 792,06 kB | Adobe PDF |  Visualizar/Abrir | 
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
