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dc.contributor.authorSantos, Christianne de Jesus-
dc.date.accessioned2024-03-11T19:45:23Z-
dc.date.available2024-03-11T19:45:23Z-
dc.date.issued2023-02-28-
dc.identifier.citationSANTOS, Christianne de Jesus. Dando vida ao imaginário: a utilização de mapas mentais como estratégia no ensino de educação ambiental em uma escola pública de Aracaju - Sergipe. 2023. 141 f. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19248-
dc.description.abstractThe approach to mind maps in this research was motivated by the guidelines contained in the National Curricular Parameters that suggest sociocultural and humanist treatment for basic education. Mental maps are drawings conceived from human experience that refer to the expression of affectivity, the conscious and, often, the human unconscious. In this context, they composed the instruments of this research, which aimed to verify the applicability of mental maps as a representation of nature, in search of evidence of understanding and engagement with socio-environmental issues of students at the Professor José Carlos de Sousa Center of Excellence, in Aracaju/SE. This is a qualitative, applied and descriptive research, with a methodological path developed from a semi-structured questionnaire and the application of mental maps to students of the first year of the new full-time teaching, in the second half of 2022. This investigation was based on the method Kozel for analysis of mind maps and Bardin for content analysis. The initial mental maps of most students indicated lack of knowledge about concepts related to nature and disregard for socio-environmental issues, in addition to socio-behavioral particularities. The research signals the need for closer ties between pedagogical practices that consider students' thoughts and experiences, as well as the need to reflect on teaching practices, so that the role of the school institution can be fulfilled. As a technical product of this research, a practical digital guide was developed on the strategy of using mental maps in environmental education, significantly contributing to subsidize didactic-pedagogical proposals, aiming at a reflective environmental education.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectEducação ambiental de Sergipepor
dc.subjectRepresentação mentalpor
dc.subjectEducação básicapor
dc.subjectMapas mentaispor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectRepresentaçãopor
dc.subjectMind mapseng
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.subjectRepresentationeng
dc.titleDando vida ao imaginário: a utilização de mapas mentais como estratégia no ensino de educação ambiental em uma escola pública de Aracaju - Sergipept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Rocha, Florisvaldo Silva-
dc.description.resumoA abordagem sobre mapas mentais na presente pesquisa foi motivada pelas orientações contidas na Base Nacional Comum Curricular que sugere o tratamento sociocultural e humanista para o ensino básico. Os mapas mentais são desenhos concebidos a partir da experiência humana que remetem à expressão da afetividade, do consciente e, muitas vezes, do inconsciente humano. Nesse contexto, eles compuseram o instrumental desta pesquisa, que teve como objetivo verificar a aplicabilidade dos mapas mentais como representação da natureza, em busca de indícios de compreensão e engajamento às questões socioambientais dos discentes do Centro de Excelência Professor José Carlos de Sousa, em Aracaju/SE. Tratase de uma pesquisa qualitativa, aplicada e descritiva, com caminho metodológico desenvolvido a partir de questionário semiestruturado e aplicação de mapas mentais aos discentes do primeiro ano do novo ensino em tempo integral, no segundo semestre de 2022. Essa investigação esteve alicerçada nos procedimentos de Kozel para análise dos mapas mentais e Bardin para análise do conteúdo. Os mapas mentais iniciais da maioria dos discentes apontaram desconhecimento sobre os conceitos relacionados à natureza e descaso às questões socioambientais, além de particularidades sociocomportamentais. A pesquisa vem sinalizar a necessidade de um maior estreitamento entre as práticas pedagógicas que considerem o pensamento e vivências dos discentes, bem como a necessidade de serem refletidas as práticas docentes, a fim de que seja possibilitada a efetivação dos papéis da instituição escolar. Como produto técnico desta pesquisa foi desenvolvido um guia prático digital sobre a estratégia da utilização de mapas mentais na educação ambiental, contribuindo de forma significativa para subsidiar propostas didático-pedagógicas, visando uma educação ambiental reflexiva.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Mestrado Profissional em Ciências Ambientaispt_BR
dc.subject.cnpqOUTROSpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
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