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dc.contributor.authorTeles, Denise Sales-
dc.date.accessioned2024-03-12T13:12:38Z-
dc.date.available2024-03-12T13:12:38Z-
dc.date.issued2016-07-01-
dc.identifier.citationTeles, Denise Sales. O ensino de canto em três instituições públicas de Aracaju. São Cristóvão, 2016. Monografia (licenciatura em Música) – Departamento de Música, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19263-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectMúsicapor
dc.subjectEnsino superior (UFS)por
dc.subjectPedagogia vocalpor
dc.subjectEnsino público (Aracaju, SE)por
dc.subjectEnsino de cantopor
dc.subjectCanto (Música)por
dc.titleO ensino de canto em três instituições públicas de Aracajupt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Araújo, Aline Soares-
dc.description.resumoA presente pesquisa delineia um trajeto de conhecimentos da pedagogia vocal em meio à educação musical. A princípio, o trabalho aproxima o leitor da dimensão acerca da prática e do ensino de canto, discorrendo a característica históricopedagógica vocal referente ao passar dos períodos históricos com breves relatos entre a idade média até os dias atuais. Posteriormente, fizeram-se descrições precisas sobre os tratados e tratadistas, além de pedagogos e escolas de canto que surgiram fomentando escritas, pesquisas e possíveis influências a respeito do assunto, isto antes de adentrar a prática vocal no Brasil e principais influências estrangeiras no canto até hoje no país. Em seguida, apresentamos dados do nosso estudo de caso sobre três instituições de ensino público de Aracaju, dentre elas a Escola de Artes Valdice Teles, o Conservatório de Música do Estado de Sergipe e a Universidade Federal de Sergipe como também seus respectivos professores, com os quais fizemos uma interseção entre as teorias pré e pós-científicas acerca do ensino e da pedagogia aplicada ao canto, em busca de possíveis definições sobre a abordagem e sistematização das aulas destes profissionais. No decorrer deste material, informações também foram baseadas em renomados teóricos e na pedagogia moderna vocal, na literatura e bibliografia do ensino de canto para continuar a direcionar a pesquisa. Ao finalizar, foram mencionadas algumas observações dos profissionais entrevistados com relação ao produto final, por nós compreendido como: repertórios, avaliações e performances práticas do canto, relatou-se os pontos positivos e em desenvolvimento com relação ao cenário de ensino e exercício do canto, concluindo assim a descrição do processo educacional nas instituições citadas.pt_BR
dc.publisher.departmentDMU - Departamento de Música – São Cristóvão - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::CANTOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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