Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19265
Tipo de Documento: | Monografia |
Título: | Os filmes musicais no Brasil nas décadas de 1930 a 1950 : um estudo da performance dos cantores |
Autor(es): | Farias, Vanessa Carla dos Santos Macêdo |
Data do documento: | 18-Mai-2016 |
Orientador: | Araújo, Aline Soares |
Resumo: | O presente trabalho apresenta um estudo das performances de cantores de filmes musicais nas décadas de 1930 a 1950 no Brasil. Primeiramente, foram apresentadas uma contextualização histórica e uma revisão bibliográfica sobre o surgimento do cinema, o surgimento dos musicais e, especificamente, dos musicais no Brasil, contemplando as principais empresas, artistas e filmes. Além disso, foram analisadas e comentadas as performances de quatro cantores de destaque que representaram os diferentes temas e fases das principais empresas do cenário do cinema brasileiro: a Cinédia, a Atlântida e a Vera Cruz. Os cantores escolhidos são, respectivamente: Carmen Miranda (Uma Noite no Rio); Oscarito e Grande Otelo (A Dupla do Barulho); Amácio Mazzaropi (Tristeza do Jeca). Foi escolhida uma canção de cada cantor para compor o quadro do estudo. Procurou-se fornecer com este trabalho: 1- uma breve revisão histórica sobre o cinema, sobre o cinema musical em Hollywood e no Brasil; 2- apresentar traços biográficos sobre os principais cantores do cinema musical brasileiro; 3- analisar aspectos vocais e gestuais desses cantores, estudo este sobre a performance que acredita-se ser inédito, por não ter sido encontrado nenhum tipo de trabalho similar durante a pesquisa. A metodologia utilizada teve por base aquela fornecida por Fausto Borém, Ana Taglianetti e Deniele Perotti Mello em seus trabalhos de análises de vídeos da cantora Elis Regina. Tem-se poucas fontes digitais a respeito do acervo desses filmes musicais selecionados, por isso tentou-se encontrar os que estavam em melhor estado de conservação da imagem. As observações sobre as performances abordam, de maneira sucinta, as relações entre música, imagem e texto. É importante ressaltar que, por as gravações de áudio serem feitas separadamente das de imagem nos filmes escolhidos, tornou-se necessário fazer considerações separadamente sobre o áudio e a imagem para depois tentar encontrar aspectos concordantes e discordantes entre elas. A intenção é contribuir para investigações no âmbito da performance, quiçá servir como um guia para novos trabalhos. |
Palavras-chave: | Música Ensino superior (UFS) Cinema Filmes musicais brasileiros Canto (Música) |
área CNPQ: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::CANTO |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Departamento: | DMU - Departamento de Música – São Cristóvão - Presencial |
Citação: | Farias, Vanessa Carla dos Santos Macêdo. Os filmes musicais no Brasil nas décadas de 1930 a 1950 : um estudo da performance dos cantores. São Cristóvão, 2016. Monografia (licenciatura em Música) – Departamento de Música, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2016 |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19265 |
Aparece nas coleções: | Música |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Vanessa_Carla_Santos_Macedo_Farias.pdf | 3,4 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.