Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19283
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCarvalho, Fernanda Mendonça-
dc.date.accessioned2024-03-13T12:38:40Z-
dc.date.available2024-03-13T12:38:40Z-
dc.date.issued2023-10-19-
dc.identifier.citationCarvalho, Fernanda Mendonça. Pensamento histórico na sala de aula invertida : desafios e contribuições a partir do uso de figurinhas. São Cristóvão, 2023. Monografia (licenciatura em História) – Departamento de História, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19283-
dc.description.abstractThe present work aims to address the relevance of new languages in teaching-learning with the aim of understanding the construction of students' historical thinking based on the use of whastzzap stickers in the Basic Education History class. The use of images in academia is an important tool, especially in the current context, highlighting the need to include new resources in pedagogical practices, after all students are considered digital natives. Regarding the use of stickers, it has proven to be a valuable teaching tool that allows students autonomy, sharpens critical sense, and can also help optimize time. In this sense, a qualitative research was carried out in an elementary school class at a state school in the city of Aracaju/SE, with the aim of observing the educational potential of this teaching practice. This content of active methodologies gains visibility day after day, and is very practical for both teachers and students.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectHistóriapor
dc.subjectEnsino superior (UFS)por
dc.subjectEnsino de históriapor
dc.subjectMetodologias ativaspor
dc.subjectHistory teachingeng
dc.subjectActive methodologieseng
dc.titlePensamento histórico na sala de aula invertida : desafios e contribuições a partir do uso de figurinhaspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Reis, Aaron Sena Cerqueira-
dc.description.resumoO presente trabalho visa tratar sobre a relevância de novas linguagens no ensinoaprendizagem com o intuito de compreender a construção do pensamento histórico dos estudantes a partir do uso das figurinhas do whastzzap na turma de História da educação básica. O uso de imagens no meio académico é um importante instrumento, principalmente no contexto atual, evidenciando a necessidade de incluir novos recursos nas práticas pedagógicas, afinal os alunos são considerados nativos digitais. No tocante ao uso das figurinhas, tem-se revelado uma valiosa ferramenta didática que possibilita a autonomia ao aluno, aguça o senso crítico, além disso, pode auxiliar na otimização do tempo. Neste sentido, elaborou-se uma pesquisa qualitativa, numa turma do ensino fundamental de uma escola da rede estadual da cidade de Aracaju/SE, com o objetivo de observar o potencial educativo desta prática de ensino. Esteconteúdo das metodologias ativas ganha visibilidade dia após dia, e é muito prático tanto para professores, quanto para os discentes.pt_BR
dc.publisher.departmentDHI - Departamento de História – São Cristóvão - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fernanda_Mendonca_Carvalho.pdf1,04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.