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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRibeiro, Ádria Maria de Oliveira-
dc.date.accessioned2024-03-21T11:23:24Z-
dc.date.available2024-03-21T11:23:24Z-
dc.date.issued2023-05-03-
dc.identifier.citationRibeiro, Ádria Maria de Oliveira. Roteiro educacional e trilhas botânicas : guia de ensino em botânica no Parque dos Cajueiros para o ensino fundamental. São Cristóvão, 2023. Monografia (licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19298-
dc.description.abstractThe Parque dos Cajueiros, located in the capital Aracaju, has great educational potential with environmental resources to be explored in the area of botany, since the presence of a green area with representative plant biodiversity was analyzed. Taking into account the need to explore new methodologies of non-formal education in Non-Formal Spaces in Aracaju, this Park was chosen to be worked on in a didactic way in this research, since one of the determining factors for learning is the planning of coherent approaches both both theoretical and practical. Therefore, the general objective of the work was to elaborate educational itineraries so that the students of the final years of Elementary School go through the botanical trails present in the Parque dos Cajueiros. Such trails are intended to address educational issues, so that the local plant species are explored. The botanical trails were divided as follows: Trail of Fruit Plants; Trail of Monocots and Eudicots; Mangrove Trail; Palm Species Trail; Ornamental Species Trail. In view of this, a process of Georeferencing was organized, through the registration of the geographic coordinates of the place, and thus, through Google Maps, Croquis were elaborated, with markings of points to proceed with the access to each trail. From this, there was a previous survey of the species present in the urbanized area and in the mangrove area and a list of plants was prepared, with 52 species, for possible uses on the trails. Then, some of these species present in the park were photographed and a QR code (QR Code) was prepared, which will direct directly to the publication of the specific species and its characteristics, according to its trail. The result of the project was the creation of five trails for the observation of the species in an organized way and didactic itineraries were elaborated to approach the richness and importance of the plant resources available in the place.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectCiências biológicaspor
dc.subjectEnsino superior (UFS)por
dc.subjectParque dos Cajueiros (Aracaju, SE)por
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectBiodiversidade vegetalpor
dc.subjectBotânicapor
dc.subjectRecursos vegetaispor
dc.subjectUrban green areaseng
dc.subjectEducational approacheseng
dc.subjectField activitieseng
dc.subjectDidactic planningeng
dc.subjectPlant resourceseng
dc.titleRoteiro educacional e trilhas botânicas : guia de ensino em botânica no Parque dos Cajueiros para o ensino fundamentalpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Paulo Augusto Almeida-
dc.description.resumoO Parque dos Cajueiros, localizado na capital Aracaju, apresenta um grande potencial educacional com recursos ambientais a ser explorados na área da botânica, visto que foi analisada a presença de uma área verde com biodiversidade vegetal representativa. Levando em consideração a necessidade de explorar novas metodologias de Educação não formal em Espaços Não Formais de Aracaju, esse Parque foi escolhido para ser trabalhado de maneira didática nessa pesquisa, uma vez que um dos fatores determinantes para o aprendizado é o planejamento de abordagens coerentes tanto na parte teórica como prática. Logo, o objetivo geral do trabalho foi elaborar roteiros educacionais para que os estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental percorram trilhas botânicas presentes no Parque dos Cajueiros. Tais trilhas possuem a intenção de abordar assuntos educativos, a fim de que as espécies vegetais do local sejam exploradas. As trilhas botânicas foram divididas da seguinte maneira: Trilha de Plantas Frutíferas; Trilha de Monocotiledôneas e Eudicotiledôneas; Trilha de Mangue; Trilha de Espécies de Palmeiras; Trilha de Espécies Ornamentais. Diante disso, foi organizado um processo de Georreferenciamento, por meio do registro das coordenadas geográficas do local, e assim, através do Google Maps, foram elaborados Croquis, com marcações de pontos para proceder os acessos a cada trilha. A partir disso, houve um levantamento prévio das espécies presentes na área urbanizada e na área do mangue e elaborada uma lista de plantas, com 52 espécies, para possíveis utilizações nas trilhas. Em seguida, foram fotografadas algumas dessas espécies presentes no parque e elaborado um código QR (QR Code), que irá direcionar diretamente para a publicação da determinada espécie e suas características, de acordo com sua trilha. O resultado do projeto foi a criação de cinco trilhas para observação das espécies de maneira organizada e elaborado roteiros didáticos para a abordagem da riqueza e importância dos recursos vegetais disponíveis no local.pt_BR
dc.publisher.departmentDHI - Departamento de História – São Cristóvão - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICAS::BOTANICApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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