Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19300
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorMendonça, Anne Caroline Soares-
dc.date.accessioned2024-03-21T11:30:01Z-
dc.date.available2024-03-21T11:30:01Z-
dc.date.issued2023-03-21-
dc.identifier.citationMendonça, Anne Caroline Soares. O uso de animações como recurso didático na educação ambiental : uma análise de “O Lorax - em busca da trúfula perdida''. São Cristóvão, 2023. Monografia (licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19300-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectCiências biológicaspor
dc.subjectEnsino superior (UFS)por
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectFilme de animaçãopor
dc.subjectDidáticapor
dc.titleO uso de animações como recurso didático na educação ambiental : uma análise de “O Lorax - em busca da trúfula perdida''pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Nepomuceno, Aline Lima de Oliveira-
dc.description.resumoO cinema, especialmente as animações, trazem questões socioambientais passíveis de reflexões. Por conta disso, encontramos nestes artefatos ambientes profícuos para discussões sobre Educação Ambiental (EA) contribuindo para o desenvolvimento do pensamento crítico pautado no respeito ao ambiente. O objetivo dessa pesquisa foi compreender como a EA está presente na animação “O Lorax: em busca da trúfula perdida”. A pesquisa é de cunho qualitativo e de caráter exploratório, caracterizando-se pelas interpretações e análises do filme de animação a partir da seleção de cenas escolhidas à medida que o discurso dos personagens se alinhava às concepções da EA. A partir das análises, percebemos que o filme evidencia a relação ser humano-natureza, e uma visão crítica sobre ela. Por meio das cenas analisadas, são discutidas também questões de coletividade e consumo, que envolvem a EA. Com isso, evidenciamos neste artefato cultural uma possibilidade de recurso didático para a implementação da EA em sala de aula, especialmente no Ensino de Ciências. Assim, concluímos que é possível utilizar o filme analisado como recurso didático para a EA.pt_BR
dc.publisher.departmentDBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece en las colecciones: Biologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Anne_Caroline_Soares_Mendonça.pdf387,07 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.