Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19305
Tipo de Documento: | Monografia |
Título: | Podcast, uma nova metodologia de ensino em ciências e biologia : revisão bibliográfica |
Autor(es): | Costa, Érik Nunes da |
Data do documento: | 16-Set-2023 |
Orientador: | Valadares, Bruno Lassmar Bueno |
Resumo: | As Tecnologias digitais de comunicação e educação (TDICs), vem sendo bastante utilizada para inovação do ensino em sala de aula e cada vez mais se tornando um material indispensável para o aprendizado. Com isso, o Podcast deve ser considerado uma ferramenta de áudio que pode ser utilizada como um material didático que podendo abranger os diversos níveis de ensino e auxiliando o aprendizado para um melhor entendimento do conteúdo administrado. Dessa forma, este estudo visa identificar se os Podcasts têm sido utilizados como ferramenta didática no contexto educacional e de que forma ele tem contribuído para a educação básica no ensino de Ciências e de Biologia nos últimos anos, analisar o uso dos Podcasts pré, durante e pós-pandemia da COVID-19 e identificar os níveis de ensino que essa ferramenta de ensino está sendo trabalhada. Trata-se de uma revisão bibliográfica baseada na plataforma Google Acadêmico com os descritores: “Podcast”, “ensino remoto”, “ciências” e “biologia”, tendo como base 18 obras analisadas. Sendo assim, é possível afirmar que o Podcast é mais uma ferramenta de ensino, no qual vem crescendo de forma gradativa na educação brasileira em diversos níveis e áreas do conhecimento, para assim auxiliar cada vez mais os estudantes e desenvolver uma melhor método de ensino. |
Abstract: | Digital communication and education technologies (TDICs) have been widely used to innovate teaching in the classroom and are increasingly becoming an indispensable material for learning. Therefore, the Podcast should be considered an audio tool that can be used as teaching material that can cover different levels of education and aid learning for a better understanding of the content administered. Therefore, this study aims to identify whether Podcasts have been used as a teaching tool in the educational context and how it has contributed to basic education in the teaching of Science and Biology in recent years, analyzing the use of Podcasts before, during and post-COVID-19 pandemic and identify the educational levels at which this teaching tool is being worked on. This is a bibliographic review based on the Google Scholar platform with the descriptors: “Podcast”, “remote teaching”, “sciences” and “biology”, based on 18 analyzed works. Therefore, it is possible to say that the Podcast is another teaching tool, which has been gradually growing in Brazilian education at different levels and areas of knowledge, to increasingly help students and develop a better teaching method. |
Palavras-chave: | Ciências biológicas Ensino superior (UFS) Tecnologias digitais de comunicação e educação (TDICs) Ensino remoto Biologia Podcast Remote teaching Science and biology |
área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Departamento: | DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial |
Citação: | Costa, Érik Nunes da. Podcast, uma nova metodologia de ensino em ciências e biologia : revisão bibliográfica. São Cristóvão, 2023. Monografia (licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2023 |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19305 |
Aparece nas coleções: | Biologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Erik_Nunes_Costa.pdf | 531,64 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.