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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19309
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Lima, Kassiane Almeida Barbosa | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-25T11:26:48Z | - |
dc.date.available | 2024-03-25T11:26:48Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-25 | - |
dc.identifier.citation | Lima, Kassiane Almeida Barbosa. Sequência investigativa no ensino de ciências : para onde vai o meu lixo?. São Cristóvão, 2023. Monografia (licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19309 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Ciências biológicas | por |
dc.subject | Ensino superior (UFS) | por |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Ensino de ciências por investigação | por |
dc.title | Sequência investigativa no ensino de ciências : para onde vai o meu lixo? | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Nepomuceno, Aline Lima de Oliveira | - |
dc.description.resumo | Neste trabalho qualitativo-exploratório iremos propor uma Sequência de Ensino por Investigação (SEI) baseada no ciclo investigativo de Pedaste et al. (2015) para o 6º ano do Ensino Fundamental. A finalidade é reconhecermos as contribuições da abordagem investigativa para o Ensino de Ciências e para a sensibilização de alunos da educação básica quanto ao consumo consciente e o descarte responsável dos resíduos sólidos. Para isso, perpassaremos por três grandes temas: Educação Ambiental (EA), sequência didática e Resíduos Sólidos (RS), que juntos, embasaram o referencial teórico desta pesquisa. Observamos que a SEI é uma estratégia eficaz para abordar o impasse dos resíduos sólidos, pois as características do Ensino de Ciências por Investigação (EnCI) corroboram como um o processo de ensino-aprendizagem eficiente, bem como com o despertar do senso crítico dos educandos. E que os depósitos a céu aberto “lixões” são cada vez mais uma problemática coletiva e ambiental, que persistem mesmo com legislações determinando o seu fechamento. Por fim, destacamos que uma das contribuições da SEI para a educação básica é a tomada de consciência dos discentes a respeito de um problema e a iniciativa em resolvê-lo, atuando como agentes formadores do próprio conhecimento. | pt_BR |
dc.publisher.department | DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS AGRARIAS::RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL::CONSERVACAO DA NATUREZA::RECUPERACAO DE AREAS DEGRADADAS | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe (UFS) | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Biologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Kassiane_Almeida_Barbosa_Lima.pdf | 2,34 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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