Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19309
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Kassiane Almeida Barbosa-
dc.date.accessioned2024-03-25T11:26:48Z-
dc.date.available2024-03-25T11:26:48Z-
dc.date.issued2023-10-25-
dc.identifier.citationLima, Kassiane Almeida Barbosa. Sequência investigativa no ensino de ciências : para onde vai o meu lixo?. São Cristóvão, 2023. Monografia (licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19309-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectCiências biológicaspor
dc.subjectEnsino superior (UFS)por
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectEnsino de ciências por investigaçãopor
dc.titleSequência investigativa no ensino de ciências : para onde vai o meu lixo?pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Nepomuceno, Aline Lima de Oliveira-
dc.description.resumoNeste trabalho qualitativo-exploratório iremos propor uma Sequência de Ensino por Investigação (SEI) baseada no ciclo investigativo de Pedaste et al. (2015) para o 6º ano do Ensino Fundamental. A finalidade é reconhecermos as contribuições da abordagem investigativa para o Ensino de Ciências e para a sensibilização de alunos da educação básica quanto ao consumo consciente e o descarte responsável dos resíduos sólidos. Para isso, perpassaremos por três grandes temas: Educação Ambiental (EA), sequência didática e Resíduos Sólidos (RS), que juntos, embasaram o referencial teórico desta pesquisa. Observamos que a SEI é uma estratégia eficaz para abordar o impasse dos resíduos sólidos, pois as características do Ensino de Ciências por Investigação (EnCI) corroboram como um o processo de ensino-aprendizagem eficiente, bem como com o despertar do senso crítico dos educandos. E que os depósitos a céu aberto “lixões” são cada vez mais uma problemática coletiva e ambiental, que persistem mesmo com legislações determinando o seu fechamento. Por fim, destacamos que uma das contribuições da SEI para a educação básica é a tomada de consciência dos discentes a respeito de um problema e a iniciativa em resolvê-lo, atuando como agentes formadores do próprio conhecimento.pt_BR
dc.publisher.departmentDBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS AGRARIAS::RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL::CONSERVACAO DA NATUREZA::RECUPERACAO DE AREAS DEGRADADASpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Kassiane_Almeida_Barbosa_Lima.pdf2,34 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.