Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19311
Tipo de Documento: Monografia
Título: Ectoparasitoses no ENEM : uma análise da frequência e da contextualização nos cadernos de ciências da natureza e suas tecnologias (2009-2022)
Autor(es): Mendonça, Marcondes Henrique de Sá
Data do documento: 2023
Orientador: Melo, Luciane Moreno Storti de
Resumo: O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma avaliação de alcance nacional que tem como objetivo avaliar os conhecimentos e competências adquiridos pelos estudantes ao término da educação básica, ao mesmo tempo em que busca estimular o pensamento crítico dos alunos em relação às questões sociais contemporâneas. Para alcançar esse propósito, sugere-se que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), responsável por elaborar as provas do ENEM, considere a inclusão de questões que abordem as ectoparasitoses nos cadernos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT). Isso serviria como um estímulo para que os estudantes reflitam sobre esse grave problema de saúde pública. Nesse contexto, este trabalho teve como objetivo analisar a presença de questões relacionadas às ectoparasitoses nos cadernos de CNT das provas do ENEM no período de 2009 a 2022, além de avaliar a contextualização desse tema nas questões do exame. A importância deste trabalho se baseia na necessidade de verificar o grau de relevância atribuído a esse grave problema de saúde pública neste importante exame nacional. A metodologia empregada envolveu a quantificação das questões relacionadas às ectoparasitoses, bem como a categorização da linguagem utilizada, o contexto das questões, os tópicos de parasitologia abordados e os tipos de conhecimentos exigidos para solucionar as questões. Para a análise de conteúdo, adotou-se a metodologia proposta por Bardin (2011). Os resultados indicaram que, de um total de 630 questões na área de CNT, apenas duas contextualizaram tópicos relacionados às ectoparasitoses. Todas as questões apresentaram algum nível de contextualização. No entanto, aspectos epidemiológicos relativos às ectoparasitoses não foram mencionados em nenhuma das questões dos cadernos de prova analisados. Apenas os vetores de algumas ectoparasitoses foram mencionados nos enunciados das questões identificadas. Como conclusão, observou-se que esse tema é abordado nos cadernos de CNT do ENEM de forma limitada, uma vez que o exame não apresenta questões contendo informações contextualizadas de forma precisa e atualizada sobre esse tema. Portanto, é fundamental que o INEP adote outras abordagens de contextualização das ectoparasitoses nas questões do ENEM, garantindo, assim, que nas próximas edições do exame, esse tópico esteja alinhado com as diretrizes presentes nos documentos que orientam o currículo da educação básica.
Palavras-chave: Ciências biológicas
Ensino superior (UFS)
Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
Ectoparasitoses
Ciências da natureza
Parasitologia
Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
área CNPQ: CIENCIAS BIOLOGICAS::PARASITOLOGIA
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial
Citação: Mendonça, Marcondes Henrique de Sá. Ectoparasitoses no ENEM : uma análise da frequência e da contextualização nos cadernos de ciências da natureza e suas tecnologias (2009-2022). São Cristóvão, 2023. Monografia (licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2023
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19311
Aparece nas coleções:Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marcondes_Henrique_Sa_Mendonca.pdf840,54 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.