Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19313
Tipo de Documento: | Monografia |
Título: | O uso de metodologias ativas para a prática da educação ambiental : avaliação no ensino fundamental II |
Autor(es): | Santos, Maria Nazaré |
Data do documento: | 15-Mai-2023 |
Orientador: | Pimentel Júnior, Clívio |
Resumo: | Nos últimos anos os problemas ambientais tem se agravado, principalmente devido à ação antrópica, portanto medidas devem ser tomadas na tentativa de amenizar a problemática. A educação Ambiental surge então como aliada no processo de conscientização do ser humano em relação aos problemas ambientais. O presente estudo buscou realizar um levantamento bibliográfico acerca das principais metodologias ativas usadas para as práticas de Educação Ambiental no Ensino Fundamental II. Foram analisadas as dissertações e teses publicadas entre os anos de 2018 a 2022 com o intuito de descrever as principais metodologias ativas usadas no ensino da Educação Ambiental durante o Ensino Fundamental II, além de verificar Educação Ambiental através das Metodologias Ativas promoveram uma sensibilização nos alunos acerca das causas ambientais. Após a análise dos dados, os resultados mostraram que a Educação Ambiental é de extrema importância para a melhoria das questões ambientais, além de que quando a implementação da Educação Ambiental nas escolas está associada ao uso de Metodologias Ativas pode proporcionar aos alunos uma sensibilização acerca das questões ambientais. |
Abstract: | In recent years, environmental problems have worsened, mainly due to anthropic action, so measures must be taken in an attempt to alleviate the problem. Environmental education then emerges as an ally in the process of raising awareness of human beings in relation to environmental problems. The present study sought to carry out a bibliographic survey about the main active methodologies used for Environmental Education practices in Elementary School II. Dissertations and theses published between the years 2018 to 2022 were analyzed in order to describe the main active methodologies used in the teaching of Environmental Education during Elementary School II, in addition to verifying Environmental Education through Active Methodologies promoted an awareness in students about of environmental causes. After analyzing the data, the results showed that Environmental Education is extremely important for improving environmental issues, in addition to the fact that when the implementation of Environmental Education in schools is associated with the use of Active Methodologies, it can provide students with an awareness of the environmental issues. |
Palavras-chave: | Ciências biológicas Ensino superior (UFS) Educação ambiental Metodologias ativas Ensino fundamental Environmental education Active methodologies Elementary school II |
área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Departamento: | DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial |
Citação: | Santos, Maria Nazaré. O uso de metodologias ativas para a prática da educação ambiental : avaliação no ensino fundamental II. São Cristóvão, 2023. Monografia (licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2023 |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19313 |
Aparece nas coleções: | Biologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maria_Nazare_Santos.pdf | 288,94 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.