Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19315
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMarinho, Rafael Junior Santos-
dc.date.accessioned2024-03-25T11:48:13Z-
dc.date.available2024-03-25T11:48:13Z-
dc.date.issued2023-08-08-
dc.identifier.citationMarinho, Rafael Junior Santos. O uso de podcast como ferramenta didática no ensino de ciências e biologia : uma revisão bibliográfica. São Cristóvão, 2023. Monografia (licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19315-
dc.description.abstractCurrently, the use of Digital Information and Communication Technologies (DICTs) in education has proven to be indispensable in the teaching and learning process. Therefore, the use of the podcast, audio technology, must be understood as a tool that can be used in an educational context, at the various levels of education, in a very efficient way in obtaining learning. Therefore, the study aimed to identify whether the podcast has been used as a didactic tool, mainly in the teaching of science and biology in the last fifteen years. This is an exploratory qualitative literary integrative review study. The review was carried out through the CAPES Periodicals Portal and on the academic google website, with the following descriptors: podcast, education, science and biology. 20 articles were included for analysis. As a result of the integrative review, it is seen that the use of podcasts as an educational tool, although very efficient in the teaching and learning process, is still little explored in formal education, and this use is even smaller in science and biology teaching.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectCiências biológicaspor
dc.subjectEnsino superior (UFS)por
dc.subjectTecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs)por
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectCiênciaspor
dc.subjectBiologiapor
dc.subjectPodcasteng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectScienceseng
dc.subjectBiologyeng
dc.titleO uso de podcast como ferramenta didática no ensino de ciências e biologia : uma revisão bibliográficapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Pimentel Junior, Clívio-
dc.description.resumoAtualmente o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) na educação tem se mostrado indispensáveis no processo de ensino e aprendizagem. Por isso, o uso do podcast, tecnologia de áudio, deve ser entendido como uma ferramenta que pode ser utilizada em contexto educacional, nos vários níveis de ensino de forma muito eficiente na promoção da aprendizagem. Sendo assim, o estudo teve como objetivo identificar se o podcast tem sido utilizado como ferramenta didática, principalmente no ensino de Ciências e Biologia nos últimos quinze anos. Trata-se de um estudo de revisão integrativa literária qualitativa, de caráter exploratório. A revisão foi feita através do Portal de Periódicos da CAPES e no site do google acadêmico, com os seguintes descritores: podcast, educação, Ciências e Biologia. Foram incluídos 20 artigos para análise. Como resultado da revisão integrativa vê-se que a utilização do podcast como ferramenta educacional embora seja muito eficiente no processo de ensino e aprendizagem, ainda é pouco explorada na educação formal, sendo esse uso ainda menor no ensino de Ciências e Biologia.pt_BR
dc.publisher.departmentDBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rafael_Junior_Santos_Marinho.pdf445,5 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.