Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19320
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Victor Alves dos-
dc.date.accessioned2024-03-25T12:03:40Z-
dc.date.available2024-03-25T12:03:40Z-
dc.date.issued2023-10-16-
dc.identifier.citationSantos, Victor Alves dos. Impercepção botânica e o valor dos recursos didáticos em seu combate : uma revisão sistemática. São Cristóvão, 2023. Monografia (licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19320-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectCiências biológicaspor
dc.subjectEnsino superior (UFS)por
dc.subjectBotânicapor
dc.subjectRecursos didáticospor
dc.subjectCegueira botânicapor
dc.subjectDidáticapor
dc.subjectEducação básicapor
dc.titleImpercepção botânica e o valor dos recursos didáticos em seu combate : uma revisão sistemáticapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Pantaleão, Silmara de Moraes-
dc.description.resumoAs plantas são organismos indispensáveis para a vida no planeta Terra. Sua relação com o ser humano é fundamental, uma vez que são utilizadas para diversos fins, como alimentação, medicina, rituais religiosos, decorações. No entanto, o que se verifica é que o ser humano vem cada vez mais perdendo o interesse e não dando a devida atenção aos vegetais. Esse fenômeno foi denominado por pesquisadores de “cegueira botânica”. No entanto, nos últimos anos se abriram discussões sobre esse termo. Nesse trabalho foi adotado o termo “impercepção botânica”. As causas dessa impercepção parecem ser diversas, porém, o que muito tem se debatido é a urbanização como um dos principais fatores, visto que leva o ser humano a se distanciar das plantas. Aliado a isso, tem o ensino de botânica considerado enfadonho, descontextualizado e desinteressante pelos estudantes. Dessa forma, foi realizada uma revisão sistemática com as publicações dos últimos oito anos (2016 a 2023) que trabalharam com recursos didáticos para o ensino de botânica. Os resultados mostraram uma concentração dos trabalhos na região do Nordeste do país, que utilizaram recursos vegetais e voltados para os conteúdos de morfologia e taxonomia. Os recursos didáticos se mostraram ótimas alternativas para combater os sintomas da impercepção botânica e tornar os assuntos de botânica mais eficientes e contextualizados.pt_BR
dc.publisher.departmentDBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICAS::BOTANICApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Victor_Alves_Santos.pdf511,17 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.