Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19320
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Victor Alves dos | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-25T12:03:40Z | - |
dc.date.available | 2024-03-25T12:03:40Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-16 | - |
dc.identifier.citation | Santos, Victor Alves dos. Impercepção botânica e o valor dos recursos didáticos em seu combate : uma revisão sistemática. São Cristóvão, 2023. Monografia (licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19320 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Ciências biológicas | por |
dc.subject | Ensino superior (UFS) | por |
dc.subject | Botânica | por |
dc.subject | Recursos didáticos | por |
dc.subject | Cegueira botânica | por |
dc.subject | Didática | por |
dc.subject | Educação básica | por |
dc.title | Impercepção botânica e o valor dos recursos didáticos em seu combate : uma revisão sistemática | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Pantaleão, Silmara de Moraes | - |
dc.description.resumo | As plantas são organismos indispensáveis para a vida no planeta Terra. Sua relação com o ser humano é fundamental, uma vez que são utilizadas para diversos fins, como alimentação, medicina, rituais religiosos, decorações. No entanto, o que se verifica é que o ser humano vem cada vez mais perdendo o interesse e não dando a devida atenção aos vegetais. Esse fenômeno foi denominado por pesquisadores de “cegueira botânica”. No entanto, nos últimos anos se abriram discussões sobre esse termo. Nesse trabalho foi adotado o termo “impercepção botânica”. As causas dessa impercepção parecem ser diversas, porém, o que muito tem se debatido é a urbanização como um dos principais fatores, visto que leva o ser humano a se distanciar das plantas. Aliado a isso, tem o ensino de botânica considerado enfadonho, descontextualizado e desinteressante pelos estudantes. Dessa forma, foi realizada uma revisão sistemática com as publicações dos últimos oito anos (2016 a 2023) que trabalharam com recursos didáticos para o ensino de botânica. Os resultados mostraram uma concentração dos trabalhos na região do Nordeste do país, que utilizaram recursos vegetais e voltados para os conteúdos de morfologia e taxonomia. Os recursos didáticos se mostraram ótimas alternativas para combater os sintomas da impercepção botânica e tornar os assuntos de botânica mais eficientes e contextualizados. | pt_BR |
dc.publisher.department | DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS BIOLOGICAS::BOTANICA | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe (UFS) | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Biologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Victor_Alves_Santos.pdf | 511,17 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.