Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19338
Tipo de Documento: Monografia
Título: Aprendizado duradouro das Leis de Newton : uma abordagem baseada em Unidades de Ensino Potencialmente Significativas
Autor(es): Silva, Marcos Gabriel Nunes da
Data do documento: 9-Nov-2023
Orientador: Barbosa, Celso José Viana
Resumo: O presente estudo baseou-se na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e implementou uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) com o propósito de ensinar as Leis de Newton a turmas do primeiro ano do ensino médio. O objetivo central foi apresentar a metodologia da UEPS e avaliar seu impacto nas turmas, adotando uma abordagem qualitativa. A coleta de dados desempenhou um papel crucial no desenvolvimento do estudo. Utilizamos duas abordagens complementares: a observação ao registrada em um diário de bordo e a aplição de questioários respondidos pelos alunos. Os resultados obtidos indicam que os objetivos estabelecidos foram alcançados. A abordagem adotada favoreceu a aprendizagem significativa, possibilitando uma compreensão sólida e duradoura das Leis de Newton por parte dos alunos. Este trabalho ressalta a eficácia da Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e da UEPS como estratégias pedagógicas inovadoras no ensino das ciências e enfatiza a importância da aprendizagem significativa na construção do conhecimento e no desenvolvimento de um aprendizado mais eficaz e duradouro no campo das ciências.
Abstract: The present work was based on Ausubel’s Theory of Meaningful Learning and implemented a Potentially Significant Teaching Unit (UEPS) with the purpose of teaching Newton’s Laws to two first-year high school classes. The central objective was to present the UEPS methodology and evaluate its impact on classes, adopting a qualitative approach. Data collection played a crucial role in the development of the study. We used two complementary approaches: observation recorded in a logbook and the application of questionnaires answered by students. The results obtained indicate that the established objectives were achieved. The approach adopted favored meaningful learning, enabling a solid and lasting understanding of Newton’s Laws on the part of students. This work highlights the effectiveness of Ausubel’s Meaningful Learning Theory and UEPS as innovative pedagogical strategies in science teaching and emphasizes the importance of meaningful learning in the construction of knowledge and the development of more effective and lasting learning in the field of science.
Palavras-chave: Física
Ensino superior (UFS)
Leis de Newton
Aprendizagem significativa
Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS)
Newton’s Law
Meaningful learning
Potentially Significant Teaching Unit (UEPS)
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: DFCI - Departamento de Física – Física – Itabaiana - Presencial
Citação: Silva, Marcos Gabriel Nunes da. Aprendizado duradouro das Leis de Newton : uma abordagem baseada em Unidades de Ensino Potencialmente Significativas. Itabaiana, 2023. Monografia (licenciatura em Física) – Departamento de Física, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, SE, 2023
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19338
Aparece nas coleções:Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marcos_Gabriel_Nunes_Silva.pdf2,92 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.