Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/1933
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gomes, Carlos Magno | - |
dc.date.accessioned | 2017-02-14T20:02:20Z | - |
dc.date.available | 2017-02-14T20:02:20Z | - |
dc.date.issued | 2012-06 | - |
dc.identifier.citation | GOMES, C. M. Leitura interdisciplinar da literatura infantojuvenil. Acta Scientiarum. Language and Culture, Maringá, v. 34, n. 1, p. 17-22, jan./jun. 2012. Disponível em: <http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciLangCult/article/view/9732>. Acesso em: 14 fev. 2017. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1983-4683 | - |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/handle/riufs/1933 | - |
dc.description.abstract | Este artigo traz uma proposta de leitura interdisciplinar a partir da exploração da paródia como roteiro de leitura do texto infantojuvenil. Por sua dualidade, a paródia tanto dialoga com o passado cultural, quanto faz um autoquestionamento da forma como é narrada. Como exemplo, analisa-se a forma paródica como a mulher questiona o espaço patriarcal no conto A moça tecelã, de Marina Colasanti. Metodologicamente, propõe-se a formação crítica do leitor a partir de uma leitura híbrida dos elementos culturais, considerando os conceitos de paródia e ironia propostos por Umberto Eco e Linda Hutcheon._________________________________________________________________________________________ ABSTRACT: This paper presents a proposal for interdisciplinary reading from the exploitation of parody as a guide to read the children and teenager text. Due to its duality, the parody both dialogues with the cultural past, as it does a self-questioning about the way how it is narrated. As example, it is analyzed the parodical form as the woman questions the patriarchal space in the short-story A moça tecelã, by Marina Colasanti. Methodologically, it is proposed the critical formation of the reader from a hybrid reading of cultural elements considering the concepts of parody and irony proposed by Umberto Eco and Linda Hutcheon. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual de Maringá - UEM | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Paródia | pt_BR |
dc.subject | Metanarratividade | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantojuvenil | pt_BR |
dc.subject | Reading | pt_BR |
dc.subject | Parody | pt_BR |
dc.subject | Metanarrativity | pt_BR |
dc.subject | Children and teenager literature | pt_BR |
dc.title | Leitura interdisciplinar da literatura infantojuvenil | pt_BR |
dc.title.alternative | Interdisciplinar reading of children and teenager literature | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.identifier.license | Creative Commons Attribution 3.0 License | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DELI - Artigos de periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LeituraInterdisciplinarInfantojuvenil.pdf | 546,95 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.