Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/1933
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGomes, Carlos Magno-
dc.date.accessioned2017-02-14T20:02:20Z-
dc.date.available2017-02-14T20:02:20Z-
dc.date.issued2012-06-
dc.identifier.citationGOMES, C. M. Leitura interdisciplinar da literatura infantojuvenil. Acta Scientiarum. Language and Culture, Maringá, v. 34, n. 1, p. 17-22, jan./jun. 2012. Disponível em: <http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciLangCult/article/view/9732>. Acesso em: 14 fev. 2017.pt_BR
dc.identifier.issn1983-4683-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/1933-
dc.description.abstractEste artigo traz uma proposta de leitura interdisciplinar a partir da exploração da paródia como roteiro de leitura do texto infantojuvenil. Por sua dualidade, a paródia tanto dialoga com o passado cultural, quanto faz um autoquestionamento da forma como é narrada. Como exemplo, analisa-se a forma paródica como a mulher questiona o espaço patriarcal no conto A moça tecelã, de Marina Colasanti. Metodologicamente, propõe-se a formação crítica do leitor a partir de uma leitura híbrida dos elementos culturais, considerando os conceitos de paródia e ironia propostos por Umberto Eco e Linda Hutcheon._________________________________________________________________________________________ ABSTRACT: This paper presents a proposal for interdisciplinary reading from the exploitation of parody as a guide to read the children and teenager text. Due to its duality, the parody both dialogues with the cultural past, as it does a self-questioning about the way how it is narrated. As example, it is analyzed the parodical form as the woman questions the patriarchal space in the short-story A moça tecelã, by Marina Colasanti. Methodologically, it is proposed the critical formation of the reader from a hybrid reading of cultural elements considering the concepts of parody and irony proposed by Umberto Eco and Linda Hutcheon.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá - UEMpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectParódiapt_BR
dc.subjectMetanarratividadept_BR
dc.subjectLiteratura infantojuvenilpt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectParodypt_BR
dc.subjectMetanarrativitypt_BR
dc.subjectChildren and teenager literaturept_BR
dc.titleLeitura interdisciplinar da literatura infantojuvenilpt_BR
dc.title.alternativeInterdisciplinar reading of children and teenager literaturept_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Attribution 3.0 Licensept_BR
Aparece nas coleções:DELI - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LeituraInterdisciplinarInfantojuvenil.pdf546,95 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.