Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19353
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCruz, Igor Nascimento-
dc.date.accessioned2024-05-16T19:12:45Z-
dc.date.available2024-05-16T19:12:45Z-
dc.date.issued2024-04-01-
dc.identifier.citationCRUZ, Igor Nascimento. Projeto crianças de axé: perspectivas pedagógicas antirracistas no ensino de cultura e arte na educação de tempo integral. 2024. 39 f. Monografia (Graduação de Licenciatura em Dança) - Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19353-
dc.description.abstractThe present experiential account aims to discuss the importance of valuing anti-racist education in the school environment based on the LDB - Law 11.645/08. Considering the role played by populations of African origin in the historical construction of the nation, as well as indigenous peoples who are the first inhabitants of the territory now known as Brazil. Also presented are the anti-racist pedagogical perspectives developed during part of the 2023 school year, in the diversified curricular component Culture and Regional Art, through the Children of Axé Project at the Maria Menezes Cruz Conceição Municipal School, located in the city of Ribeira do Pombal/BA, which operates with full-time education. With the objective of contextualizing how ethnic-racial relations are established in the school setting and the application of the Law, both by the educator and the school, theoretically grounded in the understanding of its principles and in artistic and cultural pedagogical actions aimed at its implementation, enabling childhood in educational institutions to be treated respectfully as a cultural, historical, political, and social construction.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectDançapor
dc.subjectAxé-musicpor
dc.subjectArte na educaçãopor
dc.subjectAntirracismopor
dc.subjectCulturapor
dc.subjectArteng
dc.subjectCultureeng
dc.subjectAnti-racist educationeng
dc.titleProjeto crianças de axé: perspectivas pedagógicas antirracistas no ensino de cultura e arte na educação de tempo integralpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.advisor1Feitoza, Jonas Karlos de Souza-
dc.description.resumoO presente relato de experiência visa discutir a importância da valorização da educação antirracista no ambiente escolar a partir da LDB - Lei 11.645/08. Considerando o papel desempenhado pelas populações de origem africana na construção histórica da nação, bem como dos povos indígenas que são os primeiros habitantes do território que hoje conhecemos como Brasil. Também são apresentadas as perspectivas pedagógicas antirracistas desenvolvidas durante parte do ano letivo de 2023, no componente curricular diversificado Cultura e Arte Regional, através do Projeto Crianças de Axé, na Escola Municipal Maria Menezes Cruz Conceição, localizada na cidade de Ribeira do Pombal/BA, que atua com educação de tempo integral. Tendo o objetivo de contextualizar como se estabelecem as relações étnicas raciais no cenário escolar e a aplicação da Lei, tanto por parte do educador como da escola, embasada teoricamente na compreensão dos seus fundamentos e em ações pedagógicas artísticas e culturais, que visem a sua implementação. Assim, o objetivo é proporcionar um tratamento respeitoso à infância nas instituições de ensino, considerando-a como uma construção cultural, histórica, política e social.pt_BR
dc.publisher.departmentDDA - Departamento de Dança – Laranjeiras - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localAracajupt_BR
Aparece nas coleções:Dança

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Igor_Nascimento_Cruz.pdf2,65 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.