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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorVale, Elizabeth de Brito-
dc.date.accessioned2024-05-16T19:33:10Z-
dc.date.available2024-05-16T19:33:10Z-
dc.date.issued2024-04-09-
dc.identifier.citationVALE, Elizabeth de Brito. Neuroarquitetura e autismo: proposta de intervenção no Colégio Americano Batista, Aracaju-SE. 2024. 129 f. Monografia (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Sergipe, Laranjeiras, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19356-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectArquiteturapor
dc.subjectAutismopor
dc.subjectNeurociência cognitivapor
dc.subjectInclusão escolarpor
dc.titleNeuroarquitetura e autismo: proposta de intervenção no Colégio Americano Batista, Aracaju-SEpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Kohler, Raquel-
dc.description.resumoEste estudo investiga a relação entre neuroarquitetura e inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ambiente escolar, com foco no Colégio Americano Batista em Aracaju/SE. Inicialmente, são discutidos os primeiros anos de vida, destacando a absorção de estímulos ambientais e a formação da personalidade. Em seguida, aborda-se a incidência de transtornos de neurodesenvolvimento, destacando o TEA, e a importância da legislação brasileira para a inclusão educacional. O Colégio Americano Batista é apresentado como exemplo de compromisso com a inclusão, mas carece de adaptações estruturais. A neuroarquitetura emerge como uma resposta viável, promovendo ambientes físicos adequados ao desenvolvimento e aprendizagem dessas crianças. O estudo propõe a reforma da sala multimeios e a criação de um jardim sensorial, com diretrizes projetuais específicas para atender às necessidades desse público. Por meio de uma metodologia que inclui revisão bibliográfica, entrevistas, pesquisa documental e análise espacial, o projeto de intervenção é elaborado, considerando as áreas externas e a sala de multimeios. Diretrizes como setorização de acordo com estímulos sensoriais, substituição de materiais e mobiliário adaptado são delineadas para garantir a eficácia da proposta. Em suma, este estudo destaca a importância da interdisciplinaridade entre arquitetura, neurociência e educação na promoção da inclusão escolar e no desenvolvimento de ambientes acolhedores e acessíveis para crianças com TEA. Espera-se que as recomendações apresentadas contribuam para a criação de espaços mais inclusivos e igualitários, melhorando a qualidade de vida e aprendizagem dessas crianças.pt_BR
dc.publisher.departmentDAU - Departamento de Arquitetura e Urbanismo – Laranjeiras - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localLaranjeiras- SEpt_BR
Aparece en las colecciones: Arquitetura e Urbanismo

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