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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19356
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.author | Vale, Elizabeth de Brito | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-16T19:33:10Z | - |
dc.date.available | 2024-05-16T19:33:10Z | - |
dc.date.issued | 2024-04-09 | - |
dc.identifier.citation | VALE, Elizabeth de Brito. Neuroarquitetura e autismo: proposta de intervenção no Colégio Americano Batista, Aracaju-SE. 2024. 129 f. Monografia (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Sergipe, Laranjeiras, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19356 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Arquitetura | por |
dc.subject | Autismo | por |
dc.subject | Neurociência cognitiva | por |
dc.subject | Inclusão escolar | por |
dc.title | Neuroarquitetura e autismo: proposta de intervenção no Colégio Americano Batista, Aracaju-SE | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Kohler, Raquel | - |
dc.description.resumo | Este estudo investiga a relação entre neuroarquitetura e inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ambiente escolar, com foco no Colégio Americano Batista em Aracaju/SE. Inicialmente, são discutidos os primeiros anos de vida, destacando a absorção de estímulos ambientais e a formação da personalidade. Em seguida, aborda-se a incidência de transtornos de neurodesenvolvimento, destacando o TEA, e a importância da legislação brasileira para a inclusão educacional. O Colégio Americano Batista é apresentado como exemplo de compromisso com a inclusão, mas carece de adaptações estruturais. A neuroarquitetura emerge como uma resposta viável, promovendo ambientes físicos adequados ao desenvolvimento e aprendizagem dessas crianças. O estudo propõe a reforma da sala multimeios e a criação de um jardim sensorial, com diretrizes projetuais específicas para atender às necessidades desse público. Por meio de uma metodologia que inclui revisão bibliográfica, entrevistas, pesquisa documental e análise espacial, o projeto de intervenção é elaborado, considerando as áreas externas e a sala de multimeios. Diretrizes como setorização de acordo com estímulos sensoriais, substituição de materiais e mobiliário adaptado são delineadas para garantir a eficácia da proposta. Em suma, este estudo destaca a importância da interdisciplinaridade entre arquitetura, neurociência e educação na promoção da inclusão escolar e no desenvolvimento de ambientes acolhedores e acessíveis para crianças com TEA. Espera-se que as recomendações apresentadas contribuam para a criação de espaços mais inclusivos e igualitários, melhorando a qualidade de vida e aprendizagem dessas crianças. | pt_BR |
dc.publisher.department | DAU - Departamento de Arquitetura e Urbanismo – Laranjeiras - Presencial | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe (UFS) | pt_BR |
dc.description.local | Laranjeiras- SE | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Arquitetura e Urbanismo |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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Elizabeth_Brito_Vale.pdf | 53,53 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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